top of page

PUBLICIDADE

educacao.gif

Notícias

Programa Conheça o Brasil Cívico ganha reforço de novos segmentos turísticos

Adesões aconteceram durante reunião técnica do grupo, que agora reúne 13 entidades



O Programa Conheça o Brasil Cívico ganhou, nesta quinta-feira (04.04), novos parceiros para potencializar a estratégia de conectar a população à história de seu país. É que o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do DF (Sebrae - DF); o Sindicato das Empresas de Turismo do Distrito Federal (Sindetur - DF); o Sindicato Patronal de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do DF (SINDHOBAR-DF); o Sindicato do Turismo Rural e Ecológico do DF e Entorno (Ruraltur - DF); o Sindicato dos Guias de Turismo do Distrito Federal (SINDGTUR - DF) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-DF) assinaram o Protocolo de Intenções para integrar a ação e atrair mais turistas à capital federal.


O secretário Nacional de Políticas de Turismo, Milton Zuanazzi, enfatiza que além de fortalecer a atividade turística em Brasília (DF), o programa tem um importante caráter educativo. “Os aspectos econômicos e os resultados da iniciativa para a hotelaria, para o setor, para o fomento do turismo local são importantes, mas também é uma questão de educação, de cultura”, destacou.

A representante da Secretaria de Turismo do Distrito Federal, Daniela Furtado, reforçou a importância do trabalho conjunto para o sucesso da iniciativa. “Estamos muito bem alinhados com o Ministério, trazendo mais inovação, para que esse projeto seja um sucesso e que sejamos um caso a ser mostrado para o mundo inteiro”, agradeceu, falando em nome do secretário de Turismo do GDF, Cristiano Araújo.

Durante o encontro, os novos integrantes conheceram as etapas e o plano de ação imediato da iniciativa. O trabalho dará visibilidade aos elementos cívicos, culturais e históricos que contam a história do país.


Também estiveram presentes no evento, a chefe de gabinete do Ministério do Turismo, Janara Braga; a coordenadora-geral de Produtos e Experiências Turísticas do MTur, Fabiana Oliveira e a diretora do Departamento de Ordenamento, Inteligência e Desenvolvimento do Turismo, Bárbara Blaudt.


CONHEÇA O BRASIL CÍVICO – O Programa tem como foco incentivar estudantes, professores e pesquisadores a conhecerem destinos que os conectem com a essência e a diversidade nacional. O objetivo é aguçar o espírito cívico e o orgulho de ser brasileiro, a partir das visitas aos atrativos históricos, culturais e naturais da capital federal, do seu entorno e, posteriormente, de outras cidades do país.


Estão previstas ações como a estruturação de roteiros e experiências turísticas e a qualificação de profissionais de linha de frente de atendimento ao turista, principalmente os que atuam em receptivos locais, equipamentos de meios de hospedagem e de alimentação.


O Programa foi lançado em 20 de novembro de 2023, momento em que o Ministério do Turismo e a Secretaria de Turismo do Distrito Federal, juntamente com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBCIT); a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR); a Associação de Industrias Brasileiras de Hotéis do DF (ABIH-DF); a Associação Brasileira Agência Viagem DF (ABAV - DF); a Associação Brasiliense das Agências de Turismo Receptivo (ABARE); o Brasília e Região Convention & Visitors Bureau (BRC&VB) e a Câmara de Turismo, assinaram um Protocolo de Intenções com o objetivo de desenvolver ações que visem estimular o desenvolvimento do turismo cívico em Brasília.


CONHEÇA O BRASIL - Movimento nacional, coordenado pelo Ministério do Turismo, que tem o objetivo de incentivar e facilitar as viagens dos brasileiros pelo país. Entre as propostas da iniciativa estão: a ampliação da conectividade e mobilidade entre destinos nacionais, com especial ênfase nas localidades turísticas regionais e o aumento do número de turistas nos destinos brasileiros, estimulando a geração de negócios aos prestadores de serviços turísticos e fomentando a competitividade no setor.


A estratégia também intensifica a geração de emprego e renda nas comunidades que recebem visitantes, promovendo, desta forma, um impacto positivo e sustentável no desenvolvimento econômico local.


0 comentário

Comments


site_marencanto.png
Senai_Futuro_Digital.jpg
site_marencanto.png
WebBanner_300x300_Buriti.jpg
bottom of page