Programação do Dia Mundial da Alimentação do Sesc será marcada por palestra da empresária Nelinha do Babaçu
- reginaldorodrigues3
- 15 de out. de 2025
- 2 min de leitura

Em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, o Sesc convida o público para um evento especial às 9 horas, no Auditório Elias Bufaiçal, localizado no Condomínio Fecomércio Sesc Senac. A programação contará com a palestra “Como os conhecimentos do passado podem levar ao sucesso”, conduzida por Cornélia Rodrigues, conhecida como Nelinha do Babaçu.
A palestra promete inspirar o público ao resgatar saberes tradicionais e mostrar como eles podem contribuir para um futuro mais sustentável, valorizando o potencial transformador que existe na cultura local.
Em sua fala, Nelinha vai apresentar seu Sachê de Nutrição, desenvolvido para combater a fome e gerar oportunidades por meio da transformação sustentável do babaçu. O produto é exemplo de como ingredientes nativos podem ser usados para melhorar a alimentação e criar impacto social, em sintonia com o discurso da FAO e a proposta do Dia Mundial da Alimentação.
Ela também abordará a criação de outros produtos inovadores, como o leite de babaçu, reforçando que a floresta e o cerrado maranhense são fontes de soluções para os desafios alimentares globais.
Cornélia Rodrigues é sócia da Reflyta Indústria e Comércio de Produtos Naturais Ltda., empresa fundada em 2022 ao lado de nomes como Jayme Monjardim, Rodrigo Fleury, Ana Diniz e Gabriela Marques. A empresa é dedicada à produção e comercialização de produtos naturais, com destaque para o babaçu, integrando o Projeto Palma Monjardim, que valoriza a cultura da Baixada Maranhense e promove desenvolvimento social e econômico por meio de práticas sustentáveis.
Pelos impactos de sua atuação, Nelinha já foi reconhecida com importantes prêmios, como:
ACM Mulher de Inovação Ambiental e Empreendedorismo.
Destaque na Brazil Conference, da Universidade de Harvard, pelo projeto de combate à fome e desnutrição infantil.
Prêmio SIM de Igualdade Social, organizado pelo Instituto Identidades do Brasil
Com uma filosofia simples e poderosa: “A melhor forma de acabar com a desigualdade é fazendo conexões e gerando oportunidades”, Nelinha busca inspirar outras pessoas a enxergarem no passado uma fonte de soluções para os desafios do presente e do futuro.
O evento é gratuito e faz parte da programação especial de Dia Mundial da Alimentação e 80 anos da FAO, promovido pelo Programa Sesc Mesa Brasil, reforçando o compromisso da instituição com o debate sobre segurança alimentar, sustentabilidade e inclusão social.
Serviço
O que: Palestra “Como os conhecimentos do passado podem levar ao sucesso" com Nelinha Babaçu
Quando: 16 de outubro
Hora: 9h
Onde: Auditório Elias Bufaiçal, 2º andar do Condomínio Fecomércio/Sesc/ Senac
Informações e foto: Ascom do Sesc-MA












Comentários