top of page

PUBLICIDADE

educacao.gif

Notícias

Promovendo acessibilidade: city tour inclusivo apresenta Centro Histórico para comunidade surda

A visita guiada foi organizada pelo CAT com a participação de três intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras)


A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) realizou na quarta-feira passada, 1° de maio, um city tour para um grupo de alunos com deficiência auditiva do Centro de Ensino de Apoio à Pessoa com Surdez Professora Maria da Glória Costa Arcangeli (CAS-MA). A visita guiada pelo Centro Histórico de São Luís foi organizada pelo Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e conduzida por três intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O percurso iniciou pela Praça João Lisboa, seguindo para o Largo do Carmo.


Com olhares atentos aos gestos das intérpretes, os visitantes puderam conhecer um pouco da história dos locais que se configuram como importantes pontos turísticos da capital. Em seguida, o grupo percorreu a Rua de Nazaré indo até a Praça Benedito Leite, onde conheceu um pouco sobre a trajetória política do ex-governador e poeta maranhense, que deu nome ao logradouro.



A parada seguinte foi para contemplar a Rua do Giz, eleita a sexta rua mais bonita do Brasil e um dos pontos turísticos mais emblemáticos de São Luís, que já abrigou um importante corredor econômico e também foi berço da vida boêmia da capital.


O roteiro seguiu em direção a Igreja da Sé e Praça da Mãe d’Água, Praça dos Poetas, Palácio dos Leões e de La Ravardière, Museu do Reggae, finalizando o passeio na Rua Portugal.



“Esse city tour é mais uma importante ação inclusiva realizada pela Setur-MA para que os espaços sejam acessíveis a todos os públicos. É gratificante poder contribuir com esse aprendizado prático e real, saciando essa curiosidade sobre a nossa terra de encantos”, explicou a secretária estadual de Turismo, Socorro Araújo.


Com a ajuda de uma intérprete, o turismólogo Etelvino Amaral parabenizou a ação da Setur-MA, incentivando a realização de mais passeios inclusivos.



“O passeio foi uma ótima oportunidade de conhecer e me encantar, ainda mais, com a história da nossa cidade. Esse city tour com os deficientes auditivos garante que possamos conhecer melhor a cidade onde moramos. Espero que essa inclusão com os surdos seja realizada de forma constante em nossa cidade”, relatou.


Para a intérprete de Libras Michele Brito, o passeio guiado foi uma oportunidade importante de proporcionar aprendizado sobre os pontos turísticos de São Luís ao grupo.


“Esse passeio é mais uma forma de proporcionar à comunidade surda um panorama e conhecimento sobre a cidade em que eles moram. O city tour inclusivo foi muito importante, pois demonstrou o cuidado e atenção do poder público com os deficientes auditivos. Foi muito importante para eles também viver essa experiência e obter informações por meio da linguagem que eles usam”, destacou a intérprete.


Para a coordenadora do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), Marília Ribeiro, o passeio foi idealizado para presentear os visitantes com a melhor experiência possível.


“O turismo está procurando cada vez mais dar condições de acessibilidade para pessoas com dificuldades visuais, auditivas e de locomoção, para que elas possam realizar atividades turísticas e de lazer da melhor forma e com mais qualidade de vida”, enfatizou a coordenadora.


Informação: Turismo MA

0 comentário

תגובות


site_marencanto.png
Senai_Futuro_Digital.jpg
site_marencanto.png
WebBanner_300x300_Buriti.jpg
bottom of page