Quais são os patrimônios naturais da humanidade que estão no Brasil?
Saiba mais sobre os patrimônios naturais do Brasil e sua importância para a biodiversidade
O Brasil, com sua vasta extensão territorial e rica biodiversidade, é um dos países com mais patrimônios naturais da humanidade reconhecidos pela UNESCO.
Esses locais representam a exuberância da natureza e são essenciais para a conservação de espécies e ecossistemas únicos. A seguir, destacamos todos os 8 patrimônios naturais do Brasil.
Confira quais são os patrimônios naturais a humanidade no Brasil reconhecidos pela UNESCO
Parque Nacional do Iguaçu (PR)
Reconhecido em 1986, o Parque Nacional do Iguaçu é um dos mais visitados do país e abriga as majestosas Cataratas do Iguaçu, eleitas uma das Sete Maravilhas da Natureza em 2011.
Com quase 200 mil hectares, é a maior reserva de Mata Atlântica da região.
O parque é um refúgio para aproximadamente 400 espécies de aves, 158 de mamíferos, 175 de peixes, mais de duas mil espécies de plantas e 750 espécies de borboletas, tornando-o um santuário da biodiversidade.
Costa do Descobrimento: Reservas da Mata Atlântica (BA/ES)
Este patrimônio, reconhecido em 1999, engloba oito áreas protegidas com 112 mil hectares de Mata Atlântica nos estados da Bahia e Espírito Santo.
Essas florestas tropicais são ricas em biodiversidade, apresentando um alto nível de endemismo e um padrão de evolução de grande interesse científico.
As reservas são cruciais para a preservação dos ecossistemas e oferecem uma visão valiosa da biodiversidade brasileira.
Reservas da Mata Atlântica (PR/SP)
Reconhecidas em 1999, as reservas da Mata Atlântica nos estados do Paraná e São Paulo abrangem desde a Serra da Jureia até a Ilha do Mel.
Esta região concentra uma das maiores áreas de Mata Atlântica do Brasil, sendo um habitat vital para mais de mil espécies de aves, além do mico-leão-de-cara-preta, uma espécie em risco de extinção.
Complexo de Conservação da Amazônia Central (AM)
Incluído na lista da UNESCO em 2000, o Complexo de Conservação da Amazônia Central é a maior área protegida da Bacia Amazônica, conhecida pela sua incrível biodiversidade. Composta por parques nacionais e reservas de desenvolvimento sustentável, como Jaú e Mamirauá, a região protege espécies ameaçadas como o pirarucu gigante e o peixe-boi da Amazônia. Este complexo é fundamental para a preservação dos ecossistemas de várzea e florestas de igapó.
Complexo de Áreas Protegidas do Pantanal (MT/MS)
O Pantanal, maior sistema contínuo de água doce do mundo, foi reconhecido como patrimônio natural em 2000. Situado nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, o Pantanal é um dos ecossistemas mais ricos em vida silvestre, abrigando uma impressionante diversidade de flora e fauna. Suas paisagens inundadas são essenciais para a manutenção da biodiversidade regional.
Ilhas Atlânticas – Fernando de Noronha e Atol das Rocas (PE/RN)
Fernando de Noronha e o Atol das Rocas foram inscritos na lista da UNESCO em 2001. Estas áreas são vitais para a reprodução de várias espécies marinhas, incluindo tubarões, tartarugas e mamíferos marinhos. Fernando de Noronha é especialmente conhecido por suas colônias reprodutivas de aves marinhas e diversas espécies de peixes e corais, enquanto o Atol das Rocas é acessível apenas para pesquisas científicas, garantindo a proteção de sua biodiversidade.
Reservas do Cerrado: Parques Nacionais da Chapada dos Veadeiros e das Emas (GO)
Os Parques Nacionais da Chapada dos Veadeiros e das Emas foram declarados Patrimônio Natural em 2001. Localizados em Goiás, essas áreas protegidas do Cerrado brasileiro abrigam um dos ecossistemas tropicais mais antigos e diversificados do mundo. O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros cobre 240.611 hectares, enquanto o Parque Nacional das Emas abrange 132 mil hectares, sendo cruciais para a manutenção da biodiversidade do Cerrado.
Paraty e Ilha Grande (RJ)
Paraty e Ilha Grande, reconhecidos em 2019, são o primeiro sítio brasileiro a ser inscrito como patrimônio misto, combinando valores culturais e naturais. Este território abrange quase 149 mil hectares e inclui áreas de conservação ambiental, como o Parque Nacional da Serra da Bocaina e o Parque Estadual da Ilha Grande. A região é famosa por sua rica diversidade marinha e vegetação primária.
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é o mais recente Patrimônio Natural da Humanidade no Brasil. O anúncio foi feito em 26 de julho de 204 pelo comitê da Unesco. “Com uma área de 155 mil hectares, o Parque Nacional está inserido em uma zona de transição dos biomas do Cerrado, da Caatinga e da Amazônia e é composto por áreas de restinga, campos de dunas livres e costa oceânica. O local abriga um cenário repleto de dunas de areia branca e lagos de águas pluviais, sendo popular entre os ecoturistas graças às suas paisagens e vida selvagem”, contou o Ministério de Turismo.
Informação: Catraca Livre
Comments