top of page

PUBLICIDADE

educacao.gif

Notícias

Ranking mundial indica do melhor ao pior país para turismo – veja a posição do Brasil!

Um estudo classificou 119 economias mundiais, indicando da melhor à pior para permitir o desenvolvimento de viagens e turismo. Os resultados, baseados no Índice de Desenvolvimento de Viagens e Turismo (TTDI) 2024, foram apresentados pelo Fórum Econômico Mundial para ajudar os países a avaliarem seu progresso no setor.


Conforme os dados, o setor de turismo tem se recuperado de maneira desigual em muitos países após a pandemia. Apesar de 71 economias terem melhorado as pontuações do índice entre 2019 e 2023, o avanço médio foi de apenas 0,7% acima dos níveis pré-pandemia.

As 10 principais economias para permitir o desenvolvimento de viagens e turismo


Mais uma vez, um país do continente americano dominou o ranking mundial. Os Estados Unidos mantém o primeiro lugar como a melhor economia para viagens e turismo.



No entanto, foi a Europa que conseguiu o segundo lugar e o maior número de representantes no top 10, totalizando seis países europeus.


O terceiro lugar ficou para um país da Ásia, continente que somou duas classificações entre os 10 primeiros. A Oceania também marcou presença no 5º lugar.

Apesar não se destacar entre os 10 melhores, o Brasil ficou entre os 30 principais países após subir oito lugares em relação a 2019 – e teve a melhor colocação dentre os países da América do Sul.


O Ministério do Turismo no Brasil informou ainda que o estudo destacou os recursos culturais robustos e a competitividade em bons preços, além da riqueza de recursos naturais do nosso país para a ampliação dos negócios no setor.


1º lugar: Estados Unidos, América

2º lugar: Espanha, Europa

3º lugar: Japão, Ásia

4º lugar: França, Europa

5º lugar: Austrália, Oceania

6º lugar: Alemanha, Europa

7º lugar: Reino Unido, Europa

8º lugar: China, Ásia

9º lugar: Itália, Europa

10º lugar: Suíça, Europa

26º lugar: Brasil


Ranking mundial

Ainda que o estudo resuma seus resultados em um ranking mundial, o TTDI explora muitas nuances e parte de um trabalho mais amplo do Fórum Econômico Mundial. Ele é desenvolvido “com as partes interessadas da indústria e do governo para construir um futuro mais sustentável, inclusivo e resiliente para as economias e as comunidades locais.”


Para a realização do TTDI (do nome em inglês Travel & Tourism Development Index) 2024, houve uma parceria com a Universidade de Surrey, além das contribuições das principais organizações interessadas em viagens e turismo, formadores de opinião e parceiros de dados.

De forma ampla, o índice pesquisa a recuperação do setor após a pandemia, ao mesmo tempo que destaca o potencial da aérea para enfrentar os desafios globais, entre os quais se encontram, por exemplo, a degradação ambiental ou superlotação dos pontos turísticos.


Resultado


Dentre os 30 países que mais pontuaram no índice global, 26 deles têm rendimento elevado, 19 estão na Europa e sete na região Ásia-Pacífico. Além disso, a maioria deles se beneficia das seguintes características:


  • Ambientes empresariais favoráveis;

  • Políticas de viagens abertas;

  • Adoção de tecnologia avançada;

  • Boas infraestruturas de transporte e turismo;

  • Atrações interessantes.


Informação: Melhores Destinos

0 comentário

Comments


site_marencanto.png
Senai_Futuro_Digital.jpg
site_marencanto.png
WebBanner_300x300_Buriti.jpg
bottom of page