Rota das Emoções completa 20 anos e lança novo plano para impulsionar turismo sustentável no Nordeste
- reginaldorodrigues3
- 7 de out. de 2025
- 3 min de leitura
Atualizado: 8 de out. de 2025
Em seu vigésimo aniversário, o consagrado roteiro que une Maranhão, Piauí e Ceará, celebra duas décadas de inovação e integração regional com o lançamento do Plano de Marketing 2025-2030, focado em sustentabilidade, experiências autênticas e fortalecimento da marca.

Rio de Janeiro - A Rota das Emoções, um dos roteiros turísticos integrados mais emblemáticos do Brasil, completa em 2025 seus 20 anos de criação, consolidada como um exemplo de cooperação interinstitucional e desenvolvimento sustentável.
Para marcar a data, o destino lança na Abav Rio 2025, o Plano de Marketing Integrado Rota das Emoções 2025-2030, que propõe uma nova fase de fortalecimento da marca, com foco na excelência, inovação e aprimoramento da experiência do visitante.
Criada em 2005 por meio de uma parceria entre o Sebrae, o Ministério do Turismo e os governos do Maranhão, Piauí e Ceará, a Rota nasceu com o propósito de integrar as potencialidades naturais e culturais de 14 municípios litorâneos.

Desde então, vem se destacando por ações que aliam turismo e responsabilidade socioambiental, fortalecendo economias locais e valorizando comunidades tradicionais.
A “emoção” que dá nome ao roteiro traduz-se na vivência de experiências autênticas, que unem paisagens deslumbrantes, cultura viva, gastronomia regional e hospitalidade genuinamente nordestina.
O percurso interliga três ícones ambientais do país — o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (PI), e o Parque Nacional de Jericoacoara (CE), formando um mosaico único de natureza, cultura e saberes.

Reconhecida nacionalmente, a Rota das Emoções recebeu em 2009 o Troféu Roteiros do Brasil, do Ministério do Turismo, como o “melhor roteiro turístico integrado do país”. Desde então, o projeto vem se reinventando e hoje é referência em iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) e práticas de ESG.
O novo Plano Estratégico e de Marketing 2025-2030 reflete uma visão renovada sobre o futuro do turismo regional. Sua proposta é consolidar a Rota como um dos principais destinos integrados de turismo sustentável e de experiência do país, promovendo uma jornada que conecta natureza, cultura e bem-estar, com autenticidade e diversidade.
Entre os cinco pilares que sustentam o novo plano estão: Qualificação da Oferta Turística; Fortalecimento da Governança e Integração; Promoção e Posicionamento de Mercado; Inovação e Sustentabilidade; e Inteligência de Mercado e Monitoramento.

A coordenadora do projeto, Suilany Teixeira, destaca que o novo posicionamento convida o viajante a uma verdadeira “expedição emocional”, com foco na força digital e na segmentação inteligente de público. “Entre as metas, estão o lançamento de 15 novos produtos turísticos até 2027 e o aumento de 20% no tráfego do site oficial até 2026”, afirma.
Para Flávia Nadler, gerente estadual de turismo do Sebrae Maranhão, reforça que o novo plano representa mais do que uma atualização estratégica: “É a materialização de uma visão coletiva para um futuro onde a Rota continua a encantar, transformar e inspirar.”

Já Isabela Ribeiro, gerente regional do Sebrae Piauí, o marco é um tributo à união e à criatividade nordestina: “Celebrar 20 anos da Rota das Emoções é celebrar um legado de inovação e paixão pelo nosso Nordeste.”
Com duas décadas de trajetória, a Rota das Emoções reafirma seu papel como um destino transformador, inovador, sustentável e profundamente enraizado nas riquezas culturais e naturais do Nordeste.
Sobre a Rota das Emoções

A Rota das Emoções conecta 14 municípios nos estados do Ceará, Piauí e Maranhão, entre eles Cruz, Jijoca de Jericoacoara, Camocim, Barroquinha, Cajueiro da Praia, Parnaíba, Tutóia, Paulino Neves e Barreirinhas, unindo três grandes unidades de conservação: o Parque Nacional de Jericoacoara, a APA do Delta do Parnaíba e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. É reconhecida como um dos principais modelos de turismo sustentável e de experiência do Brasil.

Informações: Sebrae e Imagens: Banco de imagens da Embratur cedido e banco de imagem das unidades Sebrae / Editada pelo Cazumbá












Comentários