top of page

PUBLICIDADE

educacao.gif

Notícias

São João de Oportunidades - tendência de destinos históricos culturais na região do Munim e Lençóis

Nada de roteiros tradicionais de agências de viagem: o Sebrae trabalha locais fora do circuito tradicional para visitas e vivenciar experiências

Desde a pandemia da covid, o perfil do turista mudou. Ao invés dos destinos tradicionais, quase sempre cheios, as pessoas têm buscado, cada vez mais, por locais exóticos, que lhes tragam memórias e descobertas.


Com essas novas perspectivas, o Sebrae-MA por intermédio de sua Unidade de Negócios na região de Lençóis-Munim/Delta, realizou nos dias 13 e 14/06, a terceira edição do projeto São João de Oportunidades, em parcerias com as prefeituras municipais de Rosário, Morros, Bacabeira, Presidente Juscelino, Icatu e Axixá, Santa Rita e Barreirinhas.

O território atendido pelo projeto São João de Oportunidades é considerado um dos mais bonitos e ricos de cultura do Maranhão. Dotada de imensas áreas com atrativos diversos, entre os quais; áreas quilombolas, engenhos, nascentes de águas cristalinas que formam muitas piscinas naturais, aonde os cenários nos prende e desperta um fascínio por tanta beleza natural, proporcionando uma imersão na história, com um capítulo aparte para a gastronomia e cultura da região, com experiências únicas.


Os convidados para essa incursão técnicos da Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão SETUR/MA; Instituto Federal do Maranhão - IFMA; Associação Brasileira das Agências de Viagens - ABAV/MA; Jornalista; Influencers digitais; entre outros convidados, que percorreram toda região atendida pelo projeto e ficaram encantados pela história, atmosfera, paisagens e o fazer cultural no berço do Bumba-meu-boi, sotaque de orquestra, que faz a alegria dos terreiros juninos de todo Maranhão.

"A participação da ABAV-MA no São Joao de Oportunidades do Munim foi muito produtiva. A região oferece muito e o segmento a ser desenvolvido sem dúvidas deve ser o cultural com a pegada da imersão. Vimos muitas experiências, aprofundamento das histórias, das pessoas, das manifestações que ainda permanecem vivas e originais", falou Sandra Miranda - Diretora da ABAV-MA.


"Ainda, fomos recepcionados com o Divino Espirito Santo, conhecemos os instrumentos tradicionais do boi de orquestra (como o banjo) e as pessoas que fazem toda essa magia acontecer (os artesãos e as mutucas - figuras invisíveis quando o boi está se apresentando)", foi mágico! concluiu Sandra.

Nesta primeira etapa da 3ª edição do São João de Oportunidades 2024 foram visitados oito municípios e nestes, foram identificados comunidade remanescente de quilombolas, povos originários, pontos de cultura, trabalho extrativista entre outros.


O Sebrae trabalhou durante os dois meses que antecede o projeto a qualificação dos anfitriões dos destinos, abrangendo comunidades quilombolas e tradicionais. Ainda, 200 empresários dos setores de hospedagens, artesãos, culinaristas e todo o conjunto de atividades econômicas da região do Munim.


E, além disso, proporcionou aprofundamento na história e cultura de cada território e a validação do potencial para o turismo desse mais novo roteiro turístico do Maranhão.


A professora e representante do IFMA, na incursão Janete Chaves falou: "Vivi momentos incríveis com muita aprendizagem, experiência cultural e muita sinergia com o desejo de prosperidade. Parabéns à equipe SEBRAE pelo engajamento e pelo conjunto da obra".


"Organizar uma cadeia de "atrações" buscando a formatação de um produto turístico é super difícil. Contem comigo, Janete, e contem com o IFMA, para unir forças nessa missão", falou a Professora Janete.


Foram visitados diversos atrativos durante a excursão ao Munim, com participação ativa dos excursionistas que literalmente meteram a mão na massa, rodaram a saia no tambor ou fizeram à cata de mariscos, entre tantas outras experiências.

Em nome da Dona Viagem SLZ, quero expressar nossa profunda gratidão ao Sebrae pela incrível oportunidade de participar do São João de Oportunidades. "Foi uma experiência inesquecível, marcada por momentos de acolhida calorosa e pela rica interação humana.


A cada local que visitamos, sentimos a genuína vontade de estar juntos, compartilhando histórias, tradições e sorrisos, proporcionando uma deliciosa mistura de sabores e culturas que enriqueceu ainda mais nossa jornada. Obrigada, Sebrae, por nos proporcionar essa vivência única e por destacar as maravilhas da região do Munim", falou Erika Verde – Empresária.

Outro que externou seu contentamento com a visita e incursão as comunidades foi o Gerente do Multicenter SEBRAE, Celso Brandão. "Viver experiências culturais, conhecendo a alma das pessoas em seu próprio habitat, é visceral. É mágico e nos proporciona alegria, euforia, entusiasmo e o desejo de que não nunca acabe. Um verdadeiro intercâmbio cultural necessário para todos nós e para eles". Foi sensacional. incrível, disse Celso em tom de muito aprendizado!


O projeto São João de Oportunidades, Importante para fortalecimento dos pequenos negócios. O trabalho implementado pelo Sebrae, mostrando o que há de melhor, quer seja em atrativos culturais, em serviços ou atrativos históricos, trazem de volta ao cenário fazedores de cultura, povos tradicionais e remanescente de quilombolas, vivenciando um momento ímpares em seu próprio hábit natural, isso faz toda a diferença.

“Agradecemos ao Sebrae pela chance de mostrar nossas riquezas culturais, acervo histórico trabalhado e deixado pelo saudoso Mestre Manoel Tetéu, que em vida trabalhou incansavelmente pela cultura popular, criou o Bumba-meu-boi de Periz de cima. O mestre, foi e continua sendo uma referência no fazer da arte e cultura, retratado em livros e na memória de nossa gente", disse Enesia – Lider do Memorial Manoel Tetéu.


O projeto São João de Oportunidades também identificou fortes potenciais turísticos nas comunidades. Bem verdade que estas carecem de investimentos dos agentes governamentais, assim como, algumas melhorias nos locais visitados para adequação estrutural para o bem receber aos grupos de turistas.

"Temos uma bela história, como você pode ver o poço do fontão, que tem mais de 300 anos, que abastecia toda a comunidade do antigo Engenho de cana de açúcar, que fabricava garapa, açúcar, cachaça e mais.


Estamos preservando esse poço que é um bem material e Imaterial e de cunho ambiental. Ainda hoje, quando tem algum problema no abastecimento de água, a comunidade retorna ao fontão para fazer uso dessa água para suas necessidades", falou Emanuel Caio - líder e caixeiro da Comunidade de Engenho.

Em toda região trabalhada no projeto São João de Oportunidades, se potencializam um mix de oportunidades naturais e histórico em uma agradável atmosfera intimista que proporciona, uma "experiência mágica" pelos visitantes, com uma série de práticas sustentáveis, como a utilização de fontes de energias positivas vindas das comunidades.

Há, ainda, uma variedade de opções de alimentos orgânicas a serem trabalhados pelas comunidades com apoio do Sebrae, conforme falou o gerente da Unidade: fizemos a qualificação de empresários, empreendedores e preparamos as comunidades. O próximo passo do projeto será a adequação do roteiro conforme a avaliação dos participantes e parceiros institucionais e logo em seguida a entrega do produto turístico para agências de turismo, segundo informa o gerente da Unidade de Negócios Lençóis Munim, David Amorim.


“Vamos continuar os treinamentos e consultorias no território já pensando em novas edições, uma vez que os resultados tem sido satisfatórios. Haverá a entrega deste produto turístico, com a previsão dos custos envolvidos e detalhamento de cada destino aos operadores, finalizou o gerente.

Fotos: Ascom Sebrae/Grupo Famtur 2024

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Комментарии


site_marencanto.png
Senai_Futuro_Digital.jpg
site_marencanto.png
WebBanner_300x300_Buriti.jpg
bottom of page