Sebrae define eixos prioritários para atuação no setor do Turismo no Maranhão
Direcionamento estratégico prevê ações até 2027, priorizando aspectos como turismo de experiência, gestão amparada em dados, integração, inovação, sustentabilidade e marketing.
A atuação do Sebrae no Maranhão no setor do Turismo deverá ter um direcionamento fortemente marcado pelo aprofundamento e continuidade de ações que se reflitam na oferta de experiências memoráveis aos visitantes, em uma gestão amparada em dados, mas também em aspectos como inovação, sustentabilidade e no fortalecimento de uma governança do setor, ao lado de ações de marketing para promoção e posicionamento mercadológico de territórios, destinos e produtos turísticos. E, além disso, na geração de soluções e tecnologia para os negócios da cadeia, impactando no desempenho de mercado, na lucratividade e no crescimento da atividade turística como um todo.
Essa definição veio de uma atualização do direcionamento estratégico da instituição, contemplando agora um horizonte temporal mais amplo, o ano de 2027, e foi tratada durante o 2º Conectur, encontro do coletivo de gestores de projetos e coordenadores da carteira de Turismo do Sebrae, realizado nesta segunda e terça-feira (06 e 07 de maio), em São Luís.
O novo direcionamento, alinhado com premissas do Sistema Sebrae para o Turismo e com linhas de trabalho do Ministério do Turismo e de organismos bilaterais (como o BID), com políticas de Turismo, prevê ações com reflexos diretos na competitividade dos territórios que tenham o Turismo como vocação econômica, para os negócios do setor e também para as comunidades envolvidas. Tudo isso, sustentando em parcerias sólidas e abrangentes, visando o alcance de resultados na cadeia de negócios turísticos e nas economias locais.
Outro importante desdobramento desse novo direcionamento é a articulação cada vez mais forte com a estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes – DTI, já bastante evidente na atuação do Sebrae nos últimos dois anos, com projetos em parceria com o Ministério do Turismo e, em uma outra vertente, no âmbito de parceria entre o Sebrae Nacional e o Banco Interamericano de Desenvolvimento, que beneficia 12 cidades brasileiras, entre elas a nossa capital, São Luís.
“A agenda DTI já aparece forte em nossa estratégia de atuação estadual, nos remetendo a um novo olhar para o presente e o futuro do Turismo. A atualização do nosso direcionamento estratégico tem esse objetivo, que é construirmos uma abordagem com o viés de turismo inteligente, amparado em conexões, em dados, em uma governança cada vez mais sólida e integrada, em que possamos trabalhar com amplitude, de forma perene e contínua em busca de resultados que sejam efetivamente transformadores para esses territórios”, frisou o diretor Técnico do Sebrae, Mauro Borralho.
Artesanato volta a ter destaque em articulação com o Turismo
Outro importante alinhamento resultante do 2º Conectur é a determinação do Sebrae no Maranhão de resgate da atuação na área de Artesanato, associado às ações do Turismo. Essa decisão foi anunciada por Mauro Borralho e pelo superintendente, Albertino Leal.
“Com uma riqueza tão grande na tradição artesanal, não podemos deixar de dar atenção para esse diferencial do nosso estado, incorporando nas ações de fortalecimento do Turismo a ampla cadeia do artesanato, inclusive prevendo a estruturação de produtos de vivência e experiência nas comunidades produtoras”, argumentou o superintendente.
Oficina - Resultado de dois dias de oficinas conduzidas pelos especialistas Ricardo Cerqueira, da GP Master Consultoria (BA) e Graziele Vilela, da Turismo 360 Consultoria (MG), o Conectur reuniu cerca de 30 técnicos das Unidades de Negócios do Sebrae que atuam no Turismo, com atividades de planejamento participativo durante os dois dias.
“O direcionamento é um caminho auxiliar no processo de gestão da carteira, um horizonte que contempla ações e um olhar norteador de como o Sebrae Maranhão vai atuar, com ações, planejamento de metas e resultados a serem alcançados, com um olhar de engajamento e mais amplo para uma realidade onde o Turismo aparece com grande evidência, tudo isso articulado, com uma gestão de qualidade, que possa ser o fio condutor dessa jornada rumo ao Turismo inteligente”, refletiu Ricardo Cerqueira.
O plano com as diretrizes gerais, premissas, metas, estratégias e resultados será agora concluído e, numa segunda etapa, serão trabalhados planos específicos, com projetos e ações para o desenvolvimento dos polos e destinos, a partir dos cinco eixos prioritários (governança, inovação, sustentabilidade, experiência e marketing).
Para Flávia Nadler, gestora Estadual da Carteira de Turismo e Cultura do Sebrae no Maranhão, “o Conectur foi um momento extremamente rico e produtivo, gerando como resultado uma compreensão mais afinada das premissas e objetivos da atuação no Turismo e o engajamento do corpo técnico para o alcance dos objetivos planejados”.
Informação: Sebrae MA
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