top of page

PUBLICIDADE

educacao.gif

Notícias

Secretária de Turismo cumpre agenda em Brasília com compromissos na Embratur e Câmara dos Deputados


No início desta semana, os compromissos da secretária estadual do Turismo, Socorro Araújo, foram em Brasília. A titular da pasta participou de uma reunião na Embratur para discutir a promoção dos destinos turísticos maranhenses, principalmente dos polos Lençóis e Delta, Chapada das Mesas e São Luís. O diálogo teve o intuito de alinhar estratégias para despertar o interesse de operadores, agências de viagens, turistas nacionais e estrangeiros para o estado.


Socorro Araújo se reuniu com a coordenadora de Novos Produtos da Embratur, Carina Camara, e o Assessor Executivo de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, Alexandre Nakagawa. “Este é apenas um dos muitos encontros entre a Setur-MA e a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo previstos para este ano. Queremos que o Maranhão esteja presente em feiras de vários países para atrair mais estrangeiros até o nosso estado, fazendo girar a economia, e contamos com essa parceria”, relatou a gestora estadual.


O outro compromisso da agenda se concretizou na Câmara dos Deputados. O Maranhão esteve representado pela secretária de Turismo na sessão solene em comemoração aos 20 anos do Ministério do Turismo. O gesto reforça a aproximação entre os governos do estado e federal, uma vez que, na semana passada, o ministro Celso Sabino sobrevoou os Lençóis Maranhenses e anunciou medidas para o setor turístico em São Luís. Na ocasião, Sabino fez questão de divulgar o destino Atins, ao compartilhar uma foto em momento de lazer no povoado paradisíaco.


No Plenário, Sabino considerou o setor como uma indústria, revelou as prioridades da pasta e se propôs a adotar medidas para aumentar o fluxo de turistas vindos de outros países, assim como proporcionar aos brasileiros conhecer o próprio país.


O ministro relembrou que a pandemia de Covid- 19 fez com que o número de cerca de 6 milhões de passageiros internacionais, por ano, caísse e que, este ano, a perspectiva é de voltar aos percentuais anteriores à crise sanitária, ou seja, de 6,3 ou 6,4 milhões. Sabino anunciou algumas medidas para impulsionar o mercado: “Precisamos e vamos aumentar nossa conectividade aérea, especialmente internacional, e com foco na América do Sul”, afirmou o ministro, que se comprometeu ainda a fazer investimentos no setor para melhorar infraestrutura de portos e aeroportos.


Com o fim da sessão solene, a secretária pontuou a importância do evento: "Essa comemoração foi importante para reconhecer o crescimento do Brasil, a nível de desenvolvimento econômico, com a contribuição das políticas públicas do turismo na esfera federal. No Maranhão, o governador Carlos Brandão também está investindo no turismo como um todo, da promoção à infraestrutura, para que o desenvolvimento chegue a todos os municípios”, ressaltou Araújo sobre a atuação conjunta dos poderes executivos.


20 anos do Mtur


O Ministério do Turismo foi criado durante o primeiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2003. Durante duas décadas, o Ministério afirma ter investido cerca de 8 bilhões de reais em obras para o setor.

Informação: Turismo MA

0 comentário

Comments


site_marencanto.png
Senai_Futuro_Digital.jpg
site_marencanto.png
WebBanner_300x300_Buriti.jpg
bottom of page