Secretaria da Mulher em Barreirinhas é referência no acolhimento na região dos Lençóis
Re-criada na gestão do Prefeito Amílcar Rocha, a Secretaria Municipal da Mulher veio para acolher e ajudar as mulheres vítimas de violência e maus tratos
A SEMMU tem por meta ser uma referência no desenvolvimento de políticas públicas para as mulheres. Suas contribuições para a sociedade são essenciais, especialmente as mulheres vítimas de toda sorte de violência.
A SEMMU é uma ferramenta fundamental no enfrentamento à violência doméstica, na promoção da saúde e bem-estar social da mulher e, principalmente, nas políticas de igualdade de gênero, cooperação, respeito e compromisso com a defesa dos direitos da mulher como pessoa e cidadã é a tônica das políticas públicas direcionada a mulher em Barreirinhas.
Quando criada em 2009, a SEMMU, não teve a atenção devida pelos gestores e, foi negligenciada a apenas a um setor dentro da Secretariade Assitência Social. O retorno da SEMMU, como Secretaria de fato, aconteceu em 2021, também o Conselho Municipal dos Direitos e Defesa da mulher, também retornou.
No mesmo arcabouço, foi implantado na secretaria o CRAM(centro de referência ao atendimento à mulher)
"Foi um compromisso do Prefeito Amilcar Rocha que desde sua campanha ele já manifestava seu desejo de reimplantar esse importante órgão, por entender a importância e a necessidade para a saúde e bem estar das mulheres Barreirinhense", Falou Bia Costa, Secretária da Mulher.
A mulher que historicamente era renegada em seus direitos, hoje em Barreirinhas é protagonista e concisa do seu papel na sociedade.
Para tanto, a re-criação da SEMMU veio para lutar e promover ações voltadas para saúde, educação, trabalho e mostrar a mulher como enfrentar à violência que geralmente acontece em casa, sempre respeitando a diversidade das mulheres.
A Secretaria Municipal da Mulher veio preencher um vazio existente no município.
"Aqui, recebemos denúncias e fazemos acompanhamento junto aos órgãos competentes. Atuamos em conjunto com a Delegacia da Mulher e 2ª Vara de Barreirinhas. Ainda, disponibilizamos cursos de qualificação profissional acompanhamento psicológico e assistencial e viabilizamos acesso a exames e consultas". Enfatizou a Secretária
"A nossa meta é promover uma cultura de respeito e inclusão para as mulheres e isso envolve também garantir seu acesso a serviços de saúde, lazer, educação e participação ativa na comunidade". Concluiu Bia Costa
A SEMMU é sensível às causas femininas e tem por meta ser uma referência no desenvolvimento de políticas públicas para as mulheres. Suas contribuições para a sociedade são essenciais, especialmente as mulheres vítimas de toda sorte de violência.
Junto com a SEMMU em Barreirinhas foi criado também uma Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher que, de forma inédita, uma força tarefa com profissionais capazes, entre os quais: Psicólogo, Assistente Social e pessoas capacitadas a lidar com o tema.
Ainda compõem essa Rede municipal de proteção e combate à violência contra mulher, membros da saúde, assistência social, conselho tutelar, polícia militar, polícia civil e sociedade civil e as forças de segurança do município. Todos agindo em prol da construção unificada de ações voltadas às mulheres em qualquer circunstância, um marco na história da cidade.
A SEMMU Barreirinhas trabalha a parceria e transversalidade com outras pastas, do município, assim como outras instituições e poderes da esfera pública Estadual e Federal, como a Casa da Mulher Brasileira, Delegacia da Mulher e outros organismos para avançar no combate à violência doméstica e conquistar direitos a todas as mulheres e em qualquer tempo ou situação.
Desde a sua re-criação em 2021, a SEMMU já prestou acolhida e assistência a 876 (oitocentos e setenta e seis), mulheres, nas mais diferentes formas de atendimento.
A mãe de família é vítima da violência doméstica que procurou a SEMMU, expressou seu contentamento.
"Essa acolhida foi muito boa para mim e minha família que viviamos sendo maltratadas e não tinha quem nos ajudasse.
Aqui na Secretaria da Mulher tenho acesso às informações sobre os meus direito de pessoa e de Mulher. Falo sobre assuntos que eu nem imaginava falar, além de condições dignas de higiene em conversas respeitosas e faladas abertamente, como eu entendo”, Falou a Senhora M. C. A - mãe de 4 filhos
Texto foi alterado às 18h:30m para correção e acréscimo de informações.
Imagem Ilustrativa/Internet/Reprodução
Comments