Semana da Balaiada e 1ª Vaquejada da Rota dos Balaios 2025 fortalecem identidade histórica e turismo em Chapadinha
- reginaldorodrigues3
- 13 de dez. de 2025
- 3 min de leitura
Evento realizado no Haras Parque JL Dantas reuniu autoridades, vaqueiros e comunidade em celebração à cultura balaio e ao desenvolvimento regional

Chapadinha (MA), foi palco, nesta semana, de um importante capítulo na valorização da história e da cultura maranhense com a realização da Semana da Balaiada e da 1ª Vaquejada da Rota dos Balaios 2025. O evento aconteceu no Haras Parque JL Dantas e atraiu autoridades, vaqueiros, lideranças regionais e a comunidade, consolidando a integração entre tradição, memória histórica, religioso e turismo cultural.
Promovida pelo SEBRAE-MA, por meio da Unidade Regional de Chapadinha, a Semana da Balaiada 2025 ocorreu no período de 07 a 13 de dezembro, com foco especial no roteiro turístico Rota da Balaiada, iniciativa que integra e valoriza patrimônios históricos, culturais e naturais ligados ao movimento da Balaiada. A programação contou com visitas guiadas, palestras, rodas de conversa, atividades culturais, apresentações artísticas, exposições e vivências temáticas, proporcionando uma experiência imersiva e educativa ao público.

O roteiro turístico Rota dos Balaios, realizado entre os dias 11 e 13 de dezembro, percorreu os municípios de Itapecuru-Mirim, Nina Rodrigues, Vargem Grande e Chapadinha, fortalecendo o turismo histórico-cultural na região do Munim e do Baixo Parnaíba e promovendo a integração entre instituições, lideranças e comunidades locais.
Para Jânio Rocha, representante do Fórum Balaiada, o evento reafirma o papel do trabalho coletivo no resgate da memória histórica e no desenvolvimento regional.
“O Fórum Balaiada é um coletivo regional de lideranças de vários setores — empresários, comunicadores, representantes do poder público e diversos segmentos da sociedade, com atuação de Itapecuru até São Bernardo. Um dos nossos principais parceiros é o SEBRAE. Promovemos ações que incentivam o resgate da história da Balaiada e a utilização desse tema como instrumento de desenvolvimento, principalmente do turismo”, destacou.

Jânio ressaltou ainda que a região da Balaiada reúne diversos atrativos naturais e culturais, além de uma forte identidade ligada à cultura do vaqueiro.
“A vaquejada é muito comum em quase todos os municípios da região e está diretamente associada à identidade balaio. A Balaiada começou com um vaqueiro, Raimundo Gomes, e esse grupo social continua muito presente na nossa sociedade.”

Um dos momentos mais simbólicos da programação foi a realização da primeira cavalgada da Rota dos Balaios, ocorrida no dia 13 de dezembro, data emblemática da Balaiada.
“A Semana da Balaiada existe desde 2014 e, a cada ano, vem sendo incrementada. Em 2025, tivemos a cavalgada, que reforça a forte relação entre a cultura da vaquejada, do gado e a história da Balaiada, iniciada por um movimento vaqueiro em Nina Rodrigues”, explicou Jânio, destacando a contribuição do SEBRAE para a inclusão dessa atividade na programação.

O gerente da Unidade Regional do Sebrae-MA em Chapadinha, Gilson Meneses, avaliou de forma positiva o encerramento da programação, marcado pela 1ª Vaquejada dos Balaios.
“Ficamos felizes com o resultado da Semana da Balaiada. Foi uma semana bastante intensa, que contou com a participação de sete municípios, e finalizamos com a primeira vaquejada dos balaios. Foi um momento marcante para todos nós, principalmente para o Sebrae, que junto às instituições e parceiros conseguiu chegar até aqui e concluir esse evento com bastante êxito”, afirmou.

Gilson destacou ainda a importância cultural e simbólica da vaquejada para a região.
“A primeira vaquejada dos balaios encerra essa programação promovendo a cultura, o esporte e a tradição do povo nordestino, muito rica aqui no Baixo Parnaíba. Essa região respira a cultura do vaqueiro e a tradição nordestina, e poder expressar tudo isso através da Semana da Balaiada e da primeira vaquejada dos balaios nos deixa muito satisfeitos. Nossa gratidão é imensa a todos que fizeram parte e ajudaram a realizar esse evento.”

Para Albertino Leal, a iniciativa representa um novo momento para a organização territorial e o fortalecimento do turismo regional.
“A gente junta a família, a religiosidade e a cultura em um momento emocionante. É o início de uma governança regional, com a perspectiva de criar um polo da Balaiada, gerando desenvolvimento, renda e qualidade de vida para a população”, ressaltou.
A Semana da Balaiada e a 1ª Vaquejada da Rota dos Balaios 2025 reafirmam Chapadinha como território estratégico na valorização da memória histórica, da cultura popular e do turismo de experiência, consolidando a Balaiada não apenas como um marco do passado, mas como vetor de identidade, desenvolvimento e futuro para o Maranhão.












Comentários