Senac vai implantar nova unidade de gastronomia no Centro Histórico de São Luís
- reginaldorodrigues3
- 4 de jul.
- 2 min de leitura
Espaço funcionará no Complexo Santo Ângelo, antigo prédio da Galeria Trapiche, e abrigará Restaurante-Escola com fins exclusivamente pedagógicos

São Luís ganhará, em breve, uma nova unidade educacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-MA), voltada para a formação profissional na área de gastronomia.
A estrutura será instalada no revitalizado Complexo Santo Ângelo, conjunto arquitetônico composto por cinco prédios tombados pelo IPHAN, localizado na área central da capital, onde antes funcionava a Galeria Trapiche.
A entrega oficial do complexo à população está marcada para o próximo dia 8 de setembro, durante as comemorações do aniversário da cidade.
O espaço histórico abrigará secretarias municipais, um mirante aberto à visitação pública e, agora, um equipamento educacional do Senac, reforçando a integração entre patrimônio, cultura e formação profissional.
Durante a cerimônia de inauguração, a Fecomércio-MA, mantenedora do Senac no estado, assinará o termo de cessão do espaço para a instituição, que prevê a instalação de um Restaurante-Escola com buffet a quilo e/ou uma Cafeteria-Escola.
Ambos os serviços funcionarão exclusivamente com fins pedagógicos, oferecendo prática profissional aos alunos dos cursos técnicos de gastronomia, turismo e hospitalidade.
Para o Diretor Regional do Senac-MA, Dr. José Ahirton Batista Lopes, o projeto une educação e responsabilidade social com valorização histórica.
“A intenção do Senac é participar do esforço do Município com a restauração de parte do patrimônio histórico e preservação de um prédio público muito interessante para a história de São Luís e para o Estado do Maranhão, ao tempo em que cumpre sua função social de preparar as pessoas para o mercado de trabalho”, afirmou.
A visita técnica de especialistas do Senac Nacional já está em andamento. A gerente de Alimentos e Bebidas da instituição, Valquíria Hernandes, avaliou o projeto positivamente.
“Fomos convocados pelo Dr. Ahirton, Diretor Regional, para analisar a viabilidade de um novo restaurante aqui na cidade”, disse.
“Vislumbro boas perspectivas. A proposta de um restaurante na região central, próximo a outros estabelecimentos, é promissora. Isso permitirá a oferta de novos serviços e ampliará o alcance da educação profissional, atendendo aos anseios dos empresários do setor”, concluiu.
O arquiteto do Senac Nacional, Daniel Albino, também integra a equipe que avalia a estrutura e elabora os estudos de viabilidade técnica e arquitetônica.
“Nossa missão é avaliar as condições do local, a estrutura do empreendimento que será entregue pela prefeitura. Buscamos dar vida a esse espaço, integrando as características pedagógicas que o Senac possui desde sua fundação, a fim de expandir a capacidade de atendimento já consolidada no Maranhão, especialmente em São Luís”, declarou.
“É um prédio que demanda atenção especial. O contexto histórico é vasto e rico, assim como a cultura maranhense e de São Luís. Portanto, teremos muito cuidado para que o projeto atinja a qualidade esperada por todos nós, tanto do departamento nacional quanto do regional”, acrescentou.
O projeto executivo está em fase final de elaboração pelos departamentos regional e nacional do Senac. Paralelamente, está em andamento o processo licitatório para contratação da empresa que executará as obras de adaptação do espaço.
Com essa nova unidade, o Senac Maranhão reafirma sua missão de contribuir para o desenvolvimento social e econômico do estado, promovendo educação profissional de qualidade e respeito à memória urbana de São Luís
Foto Ilustrativa retirada do Site do Senac-MA/Divulgação
Comments