Setur-MA capacita profissionais dos restaurantes de Barreirinhas
Ações contribuem para aprimorar a qualidade do atendimento dos estabelecimentos comerciais
Oferecer um serviço de qualidade excepcional, com comportamento e atitudes adequadas, visando proporcionar experiências inesquecíveis. Com esse objetivo, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), por meio da Superintendência de Turismo Lençóis e Delta, realizou nos dias 06 e 07 deste mês, cursos de capacitação direcionados para quem trabalha em restaurantes do trade turístico do município de Barreirinhas, que ficam dentro do Parque Nacional Lençóis Maranhenses (PNLM). A ação foi em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento (Semturde) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Na terça-feira (05), a equipe da Superintendência de Turismo dos Lençóis e Delta capacitou doze prestadores de serviço do Restaurante da Regiane, localizado no Povoado Tratada de Baixo, próximo à Lagoa Bonita. Na quarta-feira (06), durante os cursos de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos e Qualidade no Atendimento para Bares e Restaurantes, quinze profissionais de turismo foram capacitados no Restaurante da Dona Graça, no Povoado Mata Fome, próximo à Lagoa Azul. Esses restaurantes são estabelecimentos que recebem os turistas que vem para os passeios no circuito das lagoas, no município de Barreirinhas.
Os cursos, que tiveram duração de 4 horas, abordaram os temas: Boas Práticas de Manipulação de Alimentos e Qualidade no Atendimento para Bares e Restaurantes. Ao todo, participaram do curso 27 profissionais das equipes de cozinha e atendentes de cada restaurante. No final, os profissionais receberam certificados.
Segundo a turismóloga e técnica da superintendente do Polo Lençóis e Delta, Niza Santos, as qualificações são ofertadas para, a cada dia, melhorar o atendimento aos turistas e visitantes do Polo. “Nosso foco é fornecer um atendimento diferenciado que encante o cliente, abordando conceitos de turismo, perfil dos garçons, postura profissional e resolução de reclamações. Exploramos as características de um bom atendimento, como chamar o cliente pelo nome e tratamento respeitoso. Durante o curso, utilizamos dinâmicas e exemplos práticos”, afirmou.
"Quando encontramos profissionalismo e competência durante a viagem, as coisas acontecem de acordo com as expectativas que nossa imaginação criou e isso gera uma sensação maravilhosa que fica guardada na memória", revelou Claudia Mota, turista de São Paulo.
A proprietária do Restaurante da Dona Graça, no Povoado Mata Fome, próximo à Lagoa Azul, agradeceu a capacitação e falou que com certeza haverá uma melhora no atendimento ao turista. "Agradeço imensamente à equipe da Setur-MA, gostei bastante dos cursos, foram muito produtivos. A capacitação e os conhecimentos adquiridos, certamente, resultarão em uma melhora significativa no atendimento. Estamos felizes por poder contribuir para o sucesso do turismo em nosso estado. Obrigada!", declarou Maria da Graça Vilas Boas.
"Com uma estratégia cuidadosamente planejada para incentivar a aprendizagem contínua e a excelência nos estabelecimentos turísticos, a Setur-MA tem como meta elevar os padrões de qualidade dos bares e restaurantes. A presença de nossos técnicos facilitadores serve para aprimorar as habilidades dos profissionais e atender às necessidades deles, resultando em melhorias significativas no serviço prestado em nosso estado", afirmou a secretária de estado do Turismo, Socorro Araújo.
Retrospectiva 2023
Os Lençóis Maranhenses e o Delta se tornaram destinos populares entre viajantes de todo o Brasil, oferecendo inúmeros atrativos, como praias deslumbrantes, lagoas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, rica história, vasta gastronomia e cultura singular. Visitar o Maranhão é um desejo de muitos viajantes. Para atrair ainda mais pessoas, em 2023, o Governo do Maranhão investiu, significativamente, em ações que fortaleceram o setor econômico.
Durante o ano de 2023, a Superintendência de Turismo Lençóis e Delta alcançou resultados significativos em diferentes áreas no Polo Lençóis e Delta. No ‘Programa Mais Qualificação’, capacitou 914 pessoas, proporcionando aprimoramento de habilidades e conhecimentos. Além disso, no âmbito do ‘Programa Mais Infância, Mais Turismo’, foram sensibilizadas 929 crianças e adolescentes, despertando neles a importância de prevenir abuso sexual ou qualquer tipo de violência desse tipo, no setor turístico. Foram realizadas também 10 blitze em estabelecimentos comerciais e turísticos para promover a conscientização sobre essa iniciativa. Por fim, no Cadastro de Artesãos, houve 60 novos cadastros no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB), valorizando e promovendo o talento dos artesãos locais.
“Estamos orgulhosos dessas conquistas e comprometidos com o desenvolvimento contínuo em prol do turismo sustentável e da valorização da cultura local”, declarou o superintendente do Polo Lençóis e Delta, Júnior Mota.
Informação: Turismo MA
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