Setur-MA estreita relações com companhias aéreas em São Paulo
Ampliação da malha aérea, voos internacionais e posicionamento do Maranhão no mercado do turismo de alto padrão foram alguns temas discutidos
Março tem sido um mês de muitas negociações em torno do turismo maranhense. Os representantes da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), Socorro Araújo e Ruan Tavares, viajaram até São Paulo para cumprir uma vasta agenda institucional. De 14 a 18 deste mês, foi realizada uma rodada de reuniões e visitas às sedes de companhias aéreas e empresas de renome no mercado nacional e internacional.
“Foram dias intensos que valeram a pena para estreitar algumas relações já existentes e dar início a outras. Dessa forma, com diálogo, vamos nos posicionando no mercado, percebendo espaços e captando oportunidades de promover o Maranhão de tantos potenciais, dentro e fora do país”, avaliou a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.
A agenda começou na quinta-feira passada, na sede da Air France, uma companhia aérea internacional. A reunião foi para tratar sobre a possibilidade de aumento da malha aérea maranhense, na busca por novos voos para mercados estratégicos.
No mesmo dia, os representantes do turismo maranhense estiveram na CCR Aeroportos, que administra os aeroportos da capital, São Luís, e de Imperatriz, no sudoeste do estado. Cidades consideradas “portões de entrada” de dois grandes polos turísticos do estado, Lençóis e Delta e Chapada das Mesas, respectivamente.
Dessa vez, o tema da conversa foi infraestrutura, dando continuidade à pauta da vistoria realizada, no início do mês, pelo Governo do Estado no Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, que segue em obras de requalificação, com previsão de entrega para novembro deste ano. Além dessa pauta, os recordes conquistados no Carnaval e incrementos recentes da malha aérea com voos diretos SL- RJ (Galeão) foram comemorados.
De acordo com Josy Tiberio, gerente executiva de Relações Governamentais e Comunicação da CCR Aeroportos, é sempre uma satisfação dialogar com representantes do Governo do Maranhão.
“Estamos em sintonia no que desejamos para o desenvolvimento turístico do estado. Em dois anos administrando os aeroportos de São Luís e Imperatriz, temos registrado crescimento contínuo no número de passageiros nos aeroportos e reuniões como essa são de extrema importância para que haja sinergia nas prospecções, em busca de aumento contínuo no número de passageiros do Brasil e do mundo para conhecer as belezas maranhenses”, pontuou.
Em seguida, em outro compromisso, o foco foi divulgar a oferta de produtos do destino Maranhão para o segmento do turismo de alto padrão. Em visita à Kangarro Tours Brasil, houve a demonstração de experiências únicas possíveis nos Lençóis Maranhenses e na Chapada das Mesas e que se encaixam no perfil do turista acostumado às viagens personalizadas.
Na sexta-feira (15), outra empresa deste segmento visitada pela Setur-MA foi a Sete Mares Turismo.
Na avaliação do secretário adjunto de Turismo, Ruan Tavares, as empresas demonstram interesse em comercializar o produto Maranhão. “Esclarecemos as experiências existentes em Santo Amaro, Barreirinhas e Atins. Destaque para o trekking nos Lençóis Maranhenses, contato com as comunidades tradicionais, experiências de café da manhã, jantar à luz de velas e o mirar das estrelas, vivências oferecidas por agências especializadas”. E ainda acrescentou: “essas reuniões com as equipes de produtos das agências são importantes para posicionar o Maranhão na prateleira e provocá-las a conhecer outras opções”.
A agenda teve continuidade com a reunião com Gol Linhas Aéreas. Entre os temas tratados, estava o incremento da malha aérea maranhense com voos diretos para capitais brasileiras como Salvador, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte e mais o aumento da oferta para a alta temporada junina.
Na segunda-feira (18), foi a vez de um treinamento na Very Latin, agência que pertence ao TTW Group especializada em pacotes personalizados para destinos ao redor do mundo. A proposta da apresentação consistiu em um despertar quanto às belezas e singularidades que só o Maranhão tem a oferecer.
Na sequência, a negociação com mais uma companhia aérea, dessa vez, a Tap Air Portugal, representada pela diretoria. No centro da discussão, a necessidade de implantar voos internacionais em São Luís para impulsionar o turismo internacional, tendo como argumentos as afinidades entre São Luís e Lisboa e a menor distância de voo, alinhamento de divulgações sobre o destino Maranhão, bem como a realização de press trips.
Para fechar, os representantes da Setur-MA tiveram um encontro com a diretoria da Teresa Perez, que mantém no mercado a agência voltada para o público AAA e, paralelamente, investe no setor hoteleiro maranhense.
Para Giovana Jannuzzelli, diretora de Marketing e Produtos do TP Group, desde 2022 eles estão surpresos com o potencial turístico do Maranhão, especialmente com os Lençóis Maranhenses, um dos destinos mais originais do mundo, onde foi inaugurada a OIÁ Casa Lençóis. Segundo ela, este primeiro empreendimento na área de hospitalidade do TP Group veio como uma escolha afetiva do Tomas Perez, CEO do TP Group, e da designer Marina Linhares, Diretora Criativa de OIÁ.
“Eles conheceram e se apaixonaram imediatamente pelo Parque Nacional dos Lençóis. Estar com a hospedaria contemporânea na cidade de Santo Amaro também vai de encontro com nossos planos de olhar com muita atenção para as práticas sustentáveis e o desenvolvimento social das regiões onde nos instalamos, disse.
"O nosso encontro com o Governo do Maranhão e sua Secretaria de Turismo foi uma abertura importante de diálogo e aumento de investimentos nos serviços hoteleiros personalizados na região, agora que estamos às vésperas de estrear a nova temporada do nosso empreendimento”, finalizou Giovana.
Informação: Turismo MA
Comentarios