Setur-MA finaliza ações das Expedições de Turismo no Polo Serras, Guajajara, Timbira e Kanela
- reginaldorodrigues3
- 2 de jun.
- 3 min de leitura
Atividades desenvolvidas reforçaram o papel do turismo como alternativa de renda e de desenvolvimento na região.

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) encerrou mais uma semana de ações do programa Expedições de Turismo, desta vez no Polo Serras, Guajajara, Timbira e Kanela. No período de 26 a 30 de maio, a Setur-MA esteve em de Barra do Corda, Grajaú e Arame realizando visitas técnicas aos atrativos desses municípios e debates sobre as perspectivas e oportunidades do turismo para a região.
As ações das expedições tiveram início em Barra do Corda com reuniões com gestores municipais, representantes do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e alguns empresários do ramo da hotelaria, bares e restaurantes do município, onde foi ministrada uma palestra sobre o programa de regionalização e a importância do Mapa do Turismo Brasileiro.
Com o objetivo de mapear os pontos turísticos para elaboração de roteiros integrados, a equipe técnica realizou passeio náutico pelo Rio Corda com destino à Pedra de Marma e Talhadão, dois atrativos turísticos bastante visitados em Barra do Corda.
A agenda de ações em Barra do Corda seguiu com visitas à Igreja do Calvário, Igreja Matriz de Santa Cruz, Casa de Cultura Professor Galeno Brandes e finalizou as atividades das Expedições de Turismo no município visitando Melipolicutor Wilson Melo.
Em Grajaú, a Setur-MA iniciou as atividades visitando a Aldeia Indígena Morro Branco, onde conheceu um pouco sobre a produção artesanal local, contemplou um lindo pôr do sol na aldeia e realizou pintura corporal.
No segundo dia de ações em Grajaú, a equipe realizou visitas técnicas em alguns atrativos turísticos do município, com a primeira parada no Povoado Remanso, onde foi visitada a tradicional casa de farinha do Tião e feito um giro por alguns balneários da região.
A equipe da Setur-MA seguiu a agenda de visitações à aldeia Arymy, localizada na terra indígena Bacurizinho, conheceu alguns costumes da aldeia e o tradicional artesanato produzido pelos indígenas. As visitas se encerraram no Parque Aquático Baixão Encantado.
“A diversidade cultural do nosso estado é fantástica e, por isso, é muito importante abrirmos debates para que possamos apresentar propostas e construir juntos novos roteiros e um conhecimento sobre as experiências que as comunidades indígenas tem a oferecer aos turistas”, destacou a secretária Estadual de Turismo, Socorro Araújo.
As atividades das Expedições de Turismo no Polo se encerraram com visitas técnicas a alguns atrativos turísticos no município de Arame. Na cidade, foram visitados a Lagoa de Santa Luzia e a aldeia indígena Barreirinha. Na aldeia a equipe técnica da Setur-MA realizou uma roda de conversa com a comunidade, conheceu o artesanato e fez uma trilha pela localidade. As ações em Arame encerraram com uma reunião com gestores municipais, representantes do Comtur e alguns empresários do ramo da hotelaria, bares e restaurantes do município.
A visitação, in loco, tem o intuito de formatar novos roteiros integrados entre os municípios e fortalecer o desenvolvimento do turismo na região com foco no etnoturismo nas comunidades indígenas.
A liderança do território indígena Guajajara, Rayane Guajajara, também destacou as atividades e as perspectivas de desenvolvimento do turismo nas comunidades.
“É fundamental que cada etnia gerencie a própria iniciativa, protegendo suas culturas que têm especificidades únicas. Isso é importante pois a lógica do projeto turístico é dar autonomia aos indígenas dentro das suas terras”, disse a liderança indígena.
O microempreendedor Alisson Carvalho falou da importância das ações da Setur-MA e as perspectivas de desenvolvimento para o turismo na região.
“Essa iniciativa da Setur-MA, com certeza, irá ajudar a alavancar as atividades e proporcionar novas oportunidades de desenvolvimento do turismo na nossa região. Nós, empreendedores, enxergamos o turismo como uma ferramenta de grande oportunidade de renda e de desenvolvimento das cidades que compõem o Polo Serras, Guajajara, Timbira e Kanella. A parceria entre Governo do Estado, prefeituras e empresários é de suma importância para alavancarmos nosso turismo”, frisou o empreendedor.
A superintendente de Regionalização, Aline Souza, falou da importância das ações desenvolvidas pela Setur-MA, bem como os diálogos e os visitações técnicas com o objetivo de formatar novos roteiros integrados entre os municípios.
“As atividades das Expedições de Turismo nos proporcionam um momento de troca de informações para que possamos, junto com o trade turístico e representantes municipais, pensar em ações conjuntas de desenvolvimento do turismo na região. A Setur-MA trabalha para promover a integração entre os municípios e preparar os destinos para receber cada vez mais visitantes”, destacou Aline Souza.
Informação: Turismo MA
Bình luận