Setur-MA participa de formalização da IGR do Polo Munim
O objetivo é fortalecer o turismo e integrar municípios, empresários e instituições, bem como valorizar as riquezas locais.
O turismo maranhense se fortaleceu em mais uma região. A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) participou da reunião que oficializou a Instância de Governança Regional (IGR) do Polo Munim. O encontro ocorreu no município de Morros esta semana.
Composta por nove municípios – Rosário, Nina Rodrigues, Icatu, Morros, Presidente Juscelino, Cachoeira Grande, Itapecuru-Mirim, Axixá e Vargem Grande – a nova IGR reflete o avanço na gestão compartilhada entre setor público, privado e instituições parceiras, como o SEBRAE, para o desenvolvimento do turismo local.
A formalização da IGR Munim é parte do alinhamento com o Programa Nacional de Regionalização do Turismo para o desenvolvimento sustentável e integrado das regiões turísticas. Durante a solenidade, o secretário adjunto de Turismo do Maranhão, Ruan Tavares, destacou a importância do momento.
"A Setur-MA participa de um momento histórico para o fortalecimento do turismo no Polo Munim. Essa formalização fortalece a governança em uma região estratégica, próxima a polos importantes como São Luís e Lençóis Delta. Ganha a comunidade, o trade turístico e o Maranhão como um todo, reforçando o trabalho conjunto entre as esferas federal, estadual e municipal", afirmou Ruan Tavares.
Conforme o secretário adjunto, a integração regional é vista como um elemento-chave para o sucesso da IGR Munim. A nova estrutura permitirá maior coordenação entre os envolvidos e o alinhamento das ações para promover o turismo de forma planejada e inclusiva.
Desafios e metas da nova instância
Sandra Maria Vieira Soares, presidente eleita da IGR Munim, disse que o objetivo é dar protagonismo ao Polo. Ela frisou os objetivos e desafios da nova instância.
"A IGR Munim irá fortalecer o desenvolvimento turístico da região. Contamos com o apoio das secretarias estaduais e municipais de turismo, além da parceria com os empresários locais. A intenção é começar pelo planejamento estratégico que contemple ordenamento, qualificação profissional, promoção e atração de investimentos", afirmou a presidente.
Entre as iniciativas previstas, a presidente explicou sobre o ordenamento turístico, como a implantação de sinalização adequada e organização dos atrativos locais. Outra iniciativa será a elaboração do calendário de eventos, em que será criada uma agenda regional para valorizar as manifestações culturais e atrair visitantes.
Além disso, a nova gestão busca promover capacitação técnica da mão-de-obra local, com o objetivo de melhorar a experiência turística e também promover o Polo Munim, incentivando a participação em feiras e eventos nacionais para divulgar o potencial da região.
O Polo Munim é reconhecido por sua rica cultura, história e belezas naturais. Com a formalização da IGR, a expectativa é ampliar a visibilidade e atratividade da região para visitantes e investidores, contribuindo para geração de empregos, distribuição de renda e melhoria da qualidade de vida das comunidades locais.
A formalização também abre caminho para a possível ampliação da IGR com a adesão de novos municípios, como Bacabeira e Santa Rita, reforçando a relevância da governança regional no cenário turístico estadual.
A cerimônia de formalização foi celebrada como um passo estratégico para integrar esforços e impulsionar o turismo como ferramenta de desenvolvimento socioeconômico, reafirmando o compromisso das instituições parceiras com o crescimento do Maranhão.
Diretoria da IGR Munim
Presidente: Sandra Vieira
Vice-Presidente: Nonato Torres
Primeira-Secretária: Myrna Aragão
Segunda-Secretária: Samira Coelho
Tesoureiro: José de Ribamar Nascimento
Segundo Tesoureiro: Elison Medeiros
Conselho Fiscal: William de Morros
Sonia Pinto de Icatu
David Amorim - SEBRAE
Informação: Turismo MA
コメント