top of page

PUBLICIDADE

educacao.gif

Notícias

Setur-MA participa do 5° Encontro dos Artesãos do Maranhão, evento que celebra cultura, identidade e empreendedorismo

Mais de 350 artesãos de diversas regiões do estado participaram do evento em Paço do Lumiar, com palestras, oficinas, feira e apresentações culturais

Cores, texturas, saberes e histórias tomaram conta da Escola Domingos Vieira Filho, em Paço do Lumiar (MA), durante o 5° Encontro Maranhense dos Artesãos, realizado nos dias 2 e 3 de maio. O evento, que contou com a participação da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), celebrou a arte feita à mão como uma poderosa forma de expressão cultural, geração de renda e valorização das identidades locais, reunindo expositores de cidades como Caxias, Barreirinhas, Bacabal, Santa Rita, Rosário, São Luís, Paço do Lumiar, Tutóia, entre outros municípios maranhenses.


Foram dois dias de programação intensa com palestras, oficinas temáticas, feira de produtos artesanais, apresentações culturais, rodas de conversa e desfiles que mostraram a força e a criatividade de quem transforma matéria-prima em peças únicas.

O evento contou com a presença da coordenadora estadual do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) no Maranhão, Liliane Castro, ligada à Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur-MA), que conduziu uma palestra sobre a importância da formalização por meio da Carteira Nacional do Artesão.


“Estamos trabalhando para que mais artesãos compreendam o valor de se formalizar e possam expandir suas possibilidades de atuação, inclusive em nível nacional”, destacou Liliane Castro, que durante toda a sexta-feira atendeu os participantes com orientações, cadastros e esclarecimentos sobre os benefícios da formalização.

Na abertura, também estavam presentes o prefeito de Paço do Lumiar, Fred Campos, e diversas autoridades, como o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Fábio Túlio da Silva.


“O dia de hoje foi muito especial porque nós trouxemos uma nova forma do artesão se ver, não como artesão, mas como empreendedor. Os jovens estão deixando de ser artesãos porque não veem capacidade de ganhar dinheiro. Quando entenderem que isso é lucrativo, vão manter essa tradição viva”, afirmou o secretário da Semitur de Paço do Lumiar, Fábio Túlio da Silva.

O momento foi marcado ainda pelas vibrantes apresentações do Boi Brilho da Juventude e do grupo Império de Lisboa, que deram o tom cultural da programação.


O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MA) contribuiu com palestras sobre produção, qualidade, precificação e estratégias de vendas pelas redes sociais, orientando os participantes sobre como fortalecer seus negócios com ferramentas digitais.

No final da tarde, um desfile de moda em crochê encantou o público com peças autorais cheias de identidade. A feira de artesanato seguiu embalada por música ao vivo, fortalecendo a conexão entre arte, cultura e entretenimento.


A programação seguiu com oficinas práticas, palestra motivacional e rodas de conversa onde os artesãos discutiram vivências, desafios enfrentados e o reposicionamento da atividade no mercado. Divididos em grupos e em salas, os participantes trocaram experiências sobre precificação, formalização, identidade cultural e novas possibilidades de comercialização.


A apresentação do Boi Upaoan-Açu marcou o início da feira no segundo dia, que trouxe produtos diversos, de crochê e cerâmica a biojoias e peças sustentáveis feitas com reaproveitamento de materiais.

Para a artesã Neta Pinheiro, presidente da Associação dos Artesãos de Caxias, o evento foi um espaço valioso de integração e projeção. “Participar do Encontro foi muito enriquecedor. Fizemos novos contatos, divulgamos nosso festival do babaçu e ainda tivemos uma roda de conversa essencial sobre os caminhos do artesanato no Maranhão”.


O artesão Fábio, de Bacabal (MA), conhecido por suas peças que mesclam crochê com elementos da cultura reggae, também destacou a importância de eventos como esse para valorizar a diversidade estética do artesanato maranhense. “O crochê é a minha voz e com ele consigo expressar toda a alegria da nossa cultura reggae que é muito viva aqui no Maranhão. Trazer isso para um encontro como esse mostra que o artesanato é múltiplo e que a gente pode inovar sem perder a raiz”.


A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) participou do evento a convite da Prefeitura de Paço do Lumiar, reafirmando a parceria institucional voltada para o fortalecimento do artesanato no estado. A presença da Setur-MA, por meio da coordenação estadual do PAB, foi fundamental para orientar os artesãos sobre os benefícios da formalização, ampliar o acesso às políticas públicas e fomentar a valorização cultural e econômica da atividade artesanal no Maranhão.


O evento foi realizado pela Associação das Mulheres da Região do Munim (AMRM), em parceria com a Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar, a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo (Semitur), a Federação das Associações e Cooperativas de Artesãos do Maranhão (Fedacma), a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) e outras instituições que apoiam o desenvolvimento do artesanato maranhense.


No encerramento, um sorteio definiu os dois próximos municípios que sediarão a próxima edição do encontro: Bacabal em maio de 2026 e Caxias em novembro de 2026. A novidade reforça o caráter colaborativo, descentralizado e itinerante desse projeto que fortalece as mãos que moldam a cultura maranhense.


Informação: Turismo MA

Comments


site_marencanto.png
Senai_Futuro_Digital.jpg
site_marencanto.png
WebBanner_300x300_Buriti.jpg
  • Instagram
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter

WhatsApp: (98) 99200-8571 

Logo_JG.png
bottom of page