São Luís aposta em novos produtos turísticos e reforça participação em feiras nacionais e internacionais
- reginaldorodrigues3
- 10 de abr.
- 2 min de leitura
Ecoturismo, turismo de aventura e valorização do quilombo urbano estão entre as estratégias da Secretaria Municipal de Turismo para fortalecer o destino São Luís no mercado nacional.

O secretário municipal de Turismo de São Luís, Saulo Santos, que está à frente da pasta desde janeiro de 2020, destacou, em entrevista ao Portal do Cazumbá, os avanços e desafios da sua gestão, com foco na criação de novos produtos turísticos, na capacitação do trade local e na presença ativa da capital maranhense em eventos e feiras de turismo pelo Brasil.
Entre as principais apostas da Setur estão o fortalecimento do ecoturismo e do turismo de aventura, com a formatação de experiências como trilhas na Grande Ilha, passeios de caiaque, stand-up paddle e atividades náuticas.
“Esses produtos já existem, mas estamos organizando melhor e levando essa proposta para os operadores e feiras especializadas”, explicou o secretário.
Outra ação importante da gestão tem sido o investimento em capacitação de profissionais do setor. Segundo Saulo Santos, mais de 3 mil pessoas já passaram por cursos e oficinas promovidos pela secretaria, envolvendo guias, agentes de turismo, empreendedores e profissionais da hotelaria.
“Estamos finalizando a contratação de uma empresa que vai atuar diretamente com hotéis e agências de viagem na qualificação dos serviços”, acrescentou.
Um dos diferenciais de São Luís no cenário turístico nacional é o chamado “quilombo urbano”, considerado único no Brasil em área urbana.
“É um produto diferenciado, que proporciona uma experiência ancestral completa, valorizando identidade cultural, gastronomia, religiosidade e territorialidade”, destacou o secretário.
Além da criação de novos produtos, a Setur tem intensificado a presença de São Luís em feiras e encontros de turismo pelo país e no exterior.
“Participamos com estande próprio ou em parceria com outras instituições, sempre levando os produtos consolidados e as novidades que estamos desenvolvendo para atrair mais visitantes”, finalizou Saulo Santos.
Para o secretário, o turismo de São Luís que chega hoje nas prateleiras dos operadores é um produto de qualidade, que alia autenticidade cultural, belezas naturais e novas experiências aos visitantes.
コメント