TAP estuda criação de voo direto entre São Luís e Lisboa
- reginaldorodrigues3
- 14 de set. de 2025
- 2 min de leitura
Representantes da TAP Air Portugal estiveram em São Luís nesta sexta-feira (12) para discutir a possibilidade de implantação de um voo direto ligando a capital maranhense a Lisboa.

A reunião foi realizada no Palácio dos Leões, com a presença de executivos da companhia aérea, da Motiva Aeroportos, administradora do Aeroporto Marechal Cunha Machado, do governador Carlos Brandão e da secretária estadual de Turismo, Socorro Araújo.
O diretor da TAP nas Américas, Carlos Antunes, afirmou que o encontro foi um passo importante para a análise de viabilidade da nova rota:

“Isto é mais um passo para o estudo da viabilidade de um voo que conecte a Europa a São Luís. Nós temos aqui um patrimônio intangível, natural, que são os Lençóis Maranhenses. Vamos conhecer os Lençóis para entender esta maravilha, como é que ela pode ser comercializada, vendida, promovida na Europa, para que a gente possa pensar em trazer um voo para São Luís do Maranhão”.
O administrador operacional da companhia, Mário Chaves, destacou que a capital maranhense já vinha sendo considerada pela empresa:

“O Maranhão está se destacando bastante no turismo, isso abre para o mercado internacional. A TAP tem interesse, ela vê possibilidades de colocar voos internacionais aqui em São Luís. São Luís sempre esteve no nosso radar”.
A gerente executiva de Negócios da Motiva Aeroportos, Graziela Delicatto, apresentou informações técnicas sobre o aeroporto e os atrativos turísticos:
“Estamos junto com o Governo do Maranhão e a Secretaria de Turismo para apoiar na captação de novas rotas internacionais. Hoje mostramos um pouco do mercado de São Luís e dos atrativos do estado, em especial dos Lençóis Maranhenses, para prospectar, no futuro, uma rota para Lisboa”.
O governador Carlos Brandão disse que a conversa foi positiva e pode render novos desdobramentos:

“Foi uma das primeiras conversas que a gente teve. Vamos ter outras reuniões, mas eu senti aqui muito entusiasmo por parte deles e muita boa vontade. Tenho certeza que vamos avançar com esse projeto, porque há por parte deles um interesse real de ocupar esse mercado”.
Já a secretária de Turismo, Socorro Araújo, ressaltou o impacto que a rota pode trazer para o setor:

“A ligação direta entre São Luís e Lisboa pode transformar o Maranhão em um destino estratégico para o turismo europeu. Nosso estado tem atrativos únicos, como os Lençóis Maranhenses, o Centro Histórico de São Luís e o Delta das Américas, que podem se beneficiar muito dessa conexão”.
No dia seguinte, os executivos da TAP visitaram o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, incluindo um sobrevoo sobre dunas e lagoas e passeio pelo povoado de Atins, em Barreirinhas.
Com informações e imagens editada pelo Cazumbá/ Divulgação












Comentários