top of page

PUBLICIDADE

educacao.gif

Notícias

Turismo de experiência: empreendimentos maranhenses apostam em vivências mais autênticas

Manifestações artísticas e aproximação com as comunidades são algumas iniciativas que contribuem para a imersão na realidade local

Apesar de já estar sendo praticado no Maranhão há alguns anos, o conceito de turismo de experiência pode ser novo para muita gente. Ele consiste, basicamente, em vivenciar a realidade local com maior profundidade participando mais ativamente daquele contexto durante a permanência no destino, não sendo apenas um observador.


O desafio de quem faz parte da cadeia produtiva do turismo e está alinhado a essa tendência do setor é ser eficaz na promoção de experiências que gerem aproximação verdadeira entre o viajante e o destino turístico, ressalta Saulo Prazeres, sócio-administrador do hotel Vila Aty, na região dos Lençóis Maranhenses.


"Quando esse objetivo é alcançado, o visitante cria uma ligação emocional não apenas com o lugar em si, mas também com os produtos e serviços que tornaram a viagem memorável", afirma.


Saulo destaca algumas iniciativas capazes de proporcionar imersão dos turistas na realidade local. "Ter uma equipe de atendimento ao público formada por pessoas da região favorece o contato entre o turista e a cultura local. Outra maneira é aproximar o viajante de manifestações artísticas que destaquem o lugar, o que é, ao mesmo tempo, uma forma de também valorizar os artistas locais", sugere o empresário.


Recentemente, a muralista e ilustradora maranhense Vitória Araújo foi convidada a realizar uma ação no hotel, onde pintou e expôs obras que retratavam características do vilarejo Atins e arredores. A atividade teve espaço com mesa, cadeiras e materiais de pintura à disposição do público para estimular a participação das pessoas.


"Precisamos reafirmar as nossas raízes para que o público guarde a memória de um lugar rico em cultura. Fiz questão de representar a revoada dos guarás, o mandacaru, a tartaruga pininga, os Lençóis, as dunas, pôr do sol e outros elementos locais, tudo com muito calor e muitas cores, trazendo a ideia de riqueza e fartura da nossa fauna, flora e comunidade", explica a artista.


Vitória relata uma situação em especial com uma turista de outro país que foi marcante para ela durante sua performance na hospedagem. "Ela agradeceu pelo momento me entregando um rascunho onde me desenhou enquanto eu pintava o quadro. Foi a maior prova do envolvimento das pessoas que estavam ali", compartilha.


A região do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é também o principal local das atividades de turismo de experiência ofertadas pela agência de turismo receptivo Mundo Gekos no Maranhão. Alguns exemplos são o café da manhã nas dunas e vivências em comunidades localizadas dentro e fora do Parque.


"Aliamos as atividades a um serviço de qualidade, equipamento novo, guias capacitados que trabalham contando histórias do Parque, dos atrativos, das comunidades e também falando um pouco dos biomas que temos no Parque. Então há todo um valor agregado, não é só o passeio em si, que faz com que a experiência seja mais completa", argumenta o maranhense Adriano Brito, diretor da agência. "Hoje o turismo de experiência é um dos focos do passageiro que veio nesse pós-pandemia", complementa.


Informação: Assessoria do hotel Vila Aty

0 comentário

Comments


site_marencanto.png
Senai_Futuro_Digital.jpg
site_marencanto.png
WebBanner_300x300_Buriti.jpg
bottom of page