top of page

PUBLICIDADE

educacao.gif

Notícias

Turismo e ressocialização

Setur-MA dialoga para fortalecer parceria que distribui produtos feitos por internos do sistema prisional em ações de promoção turística do estado

Ressocialização, trabalho e turismo. Essa é a combinação resultante da parceria entre a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) e a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP) ao longo deste ano. Na última terça-feira, 31, uma equipe comandada pela secretária Socorro Araújo esteve na sede da SEAP, no bairro Vila Palmeira, em São Luís, para estreitar a relação bem sucedida, conhecer, ainda mais, os produtos feitos por mão de obra carcerária e ampliar o uso dos itens que podem promover o estado como destino turístico.


A visita começou por uma reunião amistosa com os anfitriões, secretário de estado da Administração Penitenciária, Murilo Andrade, e secretário adjunto de Trabalho e Renda, Felipe de Farias. Depois, foram visitados o departamento de Educação à Distância, a Fábrica de Móveis e outras instalações com produtos de marcenaria ou artesanato criados pelos internos. A Fábrica de Móveis produziu cerca de 3 mil matracas distribuídas em ações do Turismo e outras pastas do Governo do Estado para promover o São João do Maranhão, além de movéis para o Centro de Atendimento ao Turista (CAT).


A ida da equipe da Setur-MA à SEAP também serviu para fortalecer a parceria no fornecimento de ecobags. As sacolas de algodão cru, com a marca ‘Maranhão terra de Encantos’, são feitas por pessoas privadas de liberdade, encaminhadas à Setur-MA e entregues em eventos, feiras e exposições pelo Brasil e até por outros países.


A gestora estadual do Turismo, Socorro Araújo, ficou admirada com as diversas frentes do Programa Trabalho com Dignidade. “Achei emocionante acompanhar a rotina das oficinas de marcenaria e ver os produtos de artesanato e costura que, aliás, tem muita proximidade com o turismo. Quando a gente entrega uma sacola produzida pelos apenados, não imagina o quanto foi importante aquele produto para essas pessoas que estão recebendo o devido suporte para se reinserir na sociedade”. A secretária ainda frisou o poder da ressocialização. “Eu acredito que é possível a recuperação social dos presos, desde que eles tenham acompanhamento e direcionamento, o que vem sendo feito pelo secretário, Murilo Andrade, com o apoio do nosso governador, Carlos Brandão”.


Para o secretário de Administração Penitenciária, Murilo Andrade, o encontro foi muito gratificante e revelou avanços na atuação conjunta com a Setur-MA. “Nossa ideia é que o sistema penitenciário contribua em todas as áreas. Hoje, nós encaminhamos ‘souvenirs’ (as populares lembranças de viagem), já fizemos parte de blitz do turismo, e aqui, no nosso prédio, desenvolvemos outras atividades que colaboram para evoluir o turismo maranhense e, ao mesmo tempo, cumprir nossa missão social”.


Os conceitos de políticas públicas e sustentabilidade se misturam. Os internos também produzem outro tipo de sacola, a ecológica, através da reciclagem de sacos de cimento usados na fábrica de blocos do Programa Trabalho com Dignidade. E, no caso da produção de matracas para o São João passado, houve o reaproveitamento da madeira apreendida por órgãos de fiscalização.


Participaram da visita e do diálogo, o secretário adjunto do Turismo, Ruan Tavares, o superintendente de Promoção e Eventos da Setur-MA, Leopoldo Dickel, e a supervisora de Eventos, Isabella Barbosa.


Programa Trabalho com Dignidade


O Programa Trabalho com Dignidade é uma iniciativa da SEAP que insere internos do sistema prisional em atividades de capacitação profissional e trabalho, com foco na reinserção deles nos ciclos produtivos, levando assim à inclusão social durante e, principalmente, após o cumprimento da pena.


Informação: Turismo MA


0 comentário

Comentários


site_marencanto.png
Senai_Futuro_Digital.jpg
site_marencanto.png
WebBanner_300x300_Buriti.jpg
bottom of page