top of page

PUBLICIDADE

educacao.gif

Notícias

Turismo realizado por extrativistas promove vivências únicas

Organizada por comunitários, atividade é alternativa sustentável de emprego e renda para população extrativista

O turismo de base comunitária (TBC) na Reserva Extrativista Marinha da Lagoa do Jequiá promove aproximação e preservação do modo de vida dos extrativistas, além de novos horizontes para o turismo local. Na cidade de Jequiá da Praia, em Alagoas, são diversas as atividades disponíveis para os visitantes, e, agora, a Resex também conta com produção audiovisual a respeito do modo de turismo.


O TBC é uma forma de promover visitas e passeios a partir das experiências de quem vive naquele território. No caso da Reserva, as ações são orientadas pelos próprios extrativistas. De pesca artesanal até banho de argila, a população local guia os turistas mostrando de perto de que forma administram os recursos e desempenham seus trabalhos.


Segundo o extrativista e condutor de turismo Alyson Cardoso, o importante do turismo de vivência é levar as pessoas a terem experiências turísticas não só como algo comercial, mas, sim, de experiências únicas: “Dessa forma é possível experimentar um pouco do que é ser jequiaense, do que é ser extrativista em Jequiá da Praia”.


O turismo fortalece a comunidade, pois gera ainda mais uma forma de renda. A integrante da Associação Mulheres Moquequeiras Pescadoras de Lagoa Azeda, Janaina Matias, informa que o povoado surgiu por meio da pesca artesanal e hoje possui um automonitoramento da pesca e união entre pescadores que fortalece toda a comunidade.


A Reserva Extrativista foi criada em 2001 com objetivo de proteger a biodiversidade e o modo de vida da comunidade pesqueira. A gestão da reserva vem estimulando as iniciativas de turismo de base comunitária protagonizadas pelas comunidades locais e associações. De acordo com a gestora da Resex, Carol Barradas, a expectativa é de que esse estímulo ao turismo possa dar visibilidade para a região, cultura, identidade local e alternativas de renda para as famílias beneficiárias. “Conhecer um lugar pelos olhos de quem vive ali faz total diferença”, conclui a servidora.


Para assistir o vídeo com relatos dos extrativistas e imagens da Unidade de Conservação, produzido por Thiago Hara, do Mídia Hara, clique aqui.


0 comentário

Comentarios


site_marencanto.png
Senai_Futuro_Digital.jpg
site_marencanto.png
WebBanner_300x300_Buriti.jpg
bottom of page