top of page

PUBLICIDADE

educacao.gif

Notícias

Visit Brasil Summit conecta tecnologia, cultura e natureza para discutir futuro do turismo internacional no país

Evento promovido pela Embratur em parceria com o Sebrae acontece nos dias 19 e 20 de maio, no Museu do Amanhã, e propõe caminhos para um turismo mais sustentável, inovador e inclusivo

A visão sobre o turismo internacional no Brasil entra em uma nova fase. Nos dias 19 e 20 de maio, o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, recebe a primeira edição do Visit Brasil Summit, promovido pela Embratur em parceria com o Sebrae. Além de propor debates sobre os caminhos para posicionar o Brasil como destino turístico competitivo, diverso e responsável, o evento reunirá especialistas nacionais e internacionais para pensar o papel do turismo como força propulsora de desenvolvimento, inclusão, inovação e sustentabilidade.


Entre os destaques da programação estão os painéis “O Futuro do Turismo é Sustentável” e “O Futuro do Turismo é Inovador”, que reforçam o papel das práticas responsáveis e da tecnologia na construção de um setor mais sustentável e conectado aos desafios contemporâneos.


“Costumo dizer que o turismo é, no Século 21, uma grande solução para os desafios atuais quando pensamos em economia. É um gerador de emprego e renda para os pequenos e médios negócios, que preserva o meio ambiente, valoriza a cultura, a história e seus povos e é também um modelo decisivo para posicionar o Brasil no cenário da inovação, da criatividade e do comprometimento com a sustentabilidade. Esses são pilares estratégicos na Embratur e que pautam todas nossas ações”, ressalta o presidente da Embratur, Marcelo Freixo.


De acordo com Décio Lima, presidente do Sebrae, “o turismo precisa estar associado à sustentabilidade, à inovação e à tecnologia. Esses conceitos não têm mais volta e eles só fazem sentido quando geram inclusão. Quem visita o nosso país vem buscar por experiências que mostrem a nossa criatividade e nossa brasilidade. Os pequenos negócios são grandes protagonistas dessas peculiaridades e precisamos ampliar cada vez mais esta visibilidade”, afirma.


Programação


No primeiro dia de evento, a mediadora Jeanine Pires, representante do turismo no Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, se junta a nomes como Márcia Hirota, presidente da Fundação SOS Mata Atlântica, Heitor Kadri, diretor do Escritório Regional da ONU Turismo para as Américas, Vitória da Riva Carvalho, presidente da Fundação Cristalino Lodge e Vilena Silva, CEO da startup Compensei, para debater como o turismo pode contribuir para a conservação ambiental, a mitigação da crise climática e a valorização de práticas regenerativas e de impacto positivo.


De acordo com a painelista Márcia Hirota, presidente da Fundação SOS Mata Atlântica, “O Brasil possui paisagens espetaculares, com parques e reservas ainda pouco conhecidos e visitados. A valorização dessas áreas protegidas é uma das nossas principais lutas e o turismo de natureza é um dos caminhos mais promissores. Atividades de baixo impacto podem contribuir para a conservação ambiental, a educação, o lazer e o desenvolvimento regional, gerando trabalho, renda e valorizando a cultura e as tradições locais nos diferentes biomas do país, especialmente na Mata Atlântica”, pontua.


Já na terça-feira, 20, os participantes acompanharão o painel “O Futuro do Turismo é Inovador”, moderado por Roberto Gevaerd, diretor de Gestão e Inovação da Embratur, que trará cases de sucesso e tendências tecnológicas com a participação de Natali Emerick, do Parque Tecnológico da UFRJ, Pierre Lucena, do Porto Digital, Carlos Alberto Nunes, da VISA, Rosa Alegria, futurista do The Millennium Project Brasil, e Mariana Aldrighi, pesquisadora da USP.


Conforme a pesquisadora da USP, Mariana Aldrighi, a inovação no turismo exige a capacidade de compreender e integrar diferentes gerações tanto como turistas quanto como profissionais do setor. Segundo ela, “é fundamental mapear o que há de mais inovador, sem perder de vista o valor dos saberes ancestrais e das práticas históricas que ainda fazem parte da nossa realidade. Os melhores resultados vêm de equipes que entendem os diferentes contextos e têm coragem de romper com modelos ultrapassados. Ser inovador é ter coragem de romper padrões em busca de resultados consistentes”, afirmou.


A mesa propõe uma reflexão sobre como inteligência artificial, plataformas digitais e soluções criativas podem impulsionar um turismo mais inteligente, eficiente e conectado aos desejos das novas gerações.


Visit Brasil Summit


Marcelo Freixo evidenciou que o Summit representa um momento de escuta ativa e construção coletiva. “Estamos diante de uma oportunidade histórica de repensar a forma como o Brasil se comunica com o mundo. O turismo precisa estar à altura dos desafios do nosso tempo, com inovação, inclusão e sustentabilidade no centro das decisões.”


A iniciativa é um marco na agenda do turismo no país e surge como um espaço de debates e cocriação de estratégias para fortalecer o posicionamento do Brasil como um destino competitivo e atrativo para diferentes perfis de turistas internacionais. Entre os principais eixos temáticos estão a diversidade, a inclusão, a sustentabilidade, a cultura de dados, a criatividade e a inovação, que vão nortear as discussões e os painéis do Summit.


Inscrições abertas


Com um formato híbrido, o Visit Brasil Summit oferecerá acesso online gratuito para profissionais do turismo, gestores públicos e privados, empreendedores, estudantes e demais interessados. Além de acompanhar as palestras e debates, os participantes virtuais poderão interagir com os palestrantes através de perguntas enviadas via Whatsapp. As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser realizadas por meio do site visitbrasilsummit.com.br.


Informação: Embratur

Commentaires


site_marencanto.png
Senai_Futuro_Digital.jpg
site_marencanto.png
WebBanner_300x300_Buriti.jpg
  • Instagram
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter

WhatsApp: (98) 99200-8571 

Logo_JG.png
bottom of page