top of page

PUBLICIDADE

educacao.gif

Notícias

Artesanato maranhense é destaque no 19º Salão do Artesanato em São Paulo

Representantes de Barreirinhas participam da vitrine nacional do artesanato com apoio do Sebrae, PAB e da Secretaria de Turismo

A delicadeza do trançado em fibra de buriti, a força simbólica dos saberes ancestrais e a identidade expressa em cada peça artesanal compõem o cenário da produção criativa do Maranhão. O artesanato local, além de fonte de renda para centenas de famílias, é um elo vivo entre tradição e inovação, refletindo a diversidade cultural de comunidades como as de Barreirinhas. É essa a arte maranhense feita com as mãos, com o tempo e com história que ganha destaque no 19º Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras.


O evento acontece de 21 a 25 de maio de 2025, no Pavilhão da Bienal – Cirilo Matarazzo, em São Paulo, e reúne artesãos de todas as regiões do Brasil. Com uma expectativa de público de 80 mil pessoas e geração estimada de R$ 15 milhões em negócios, o Salão se consolida como uma das principais vitrines nacionais de valorização do artesanato tradicional e contemporâneo.


Ao todo, o Maranhão está sendo representado por uma comitiva de sete artesãos no 19º Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras. Entre eles, duas artesãs de Barreirinhas participam com apoio direto do Sebrae Maranhão, por meio da Unidade de Empreendedorismo Territorial: Maria Gorete Silva Miranda, da Cooperativa ARTCOOP Lençóis Maranhenses, e Antônia Alves Vieira, da Associação de Artesãs da Boa Vista. Ambas ocupam um espaço de destaque no estande do TOP 100, que reconhece as melhores unidades produtivas do país pelo seu desempenho, inovação e impacto social. A presença das artesãs reforça o compromisso com o fortalecimento do artesanato maranhense e sua projeção no cenário nacional.

A artesã Maria Gorete Silva Miranda celebra a oportunidade de participar do evento e reforça a importância do apoio institucional. “Estou muito feliz por representar a ARTCOOP aqui no 19º Salão do Artesanato, em São Paulo. É uma oportunidade muito importante para nós, artesãos, mostrarmos nosso trabalho e alcançarmos novos clientes. Já realizamos vendas e estamos sendo muito bem recebidos. Sou grata ao Sebrae por sempre estar ao nosso lado, acreditando no nosso potencial e nos apoiando em cada etapa. Fazer parte dessa rede é motivo de orgulho e esperança para o nosso futuro”, afirmou.

Já pela Associação de Artesãs da Boa Vista, de Barreirinhas, Antônia Alves Vieira destaca a importância do artesanato como fonte de sustento e valorização da cultura local. “O artesanato é muito importante para nós, mulheres da comunidade Boa Vista, porque é com ele que garantimos nossa renda e sustentamos nossas famílias. Cada peça que fazemos carrega a força da nossa história e da nossa terra. Estar aqui no Salão do Artesanato, em São Paulo, é uma grande conquista, uma chance de mostrar o que produzimos com tanto cuidado e de abrir portas para novos mercados. Agradeço ao Sebrae por acreditar no nosso trabalho e tornar essa participação possível”, disse.


A participação das artesãs maranhenses no 19º Salão do Artesanato é resultado de uma articulação entre o Sebrae Maranhão, por meio da Unidade de Empreendedorismo Territorial, o Sebrae Nacional, o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e a Secretaria de Estado de Turismo do Maranhão, ampliando oportunidades para que artesãos locais acessem novos mercados e potencializem sua produção criativa.


"A parceria entre os setores público e privado é indispensável para avançarmos nas políticas relacionadas ao turismo, em especial, quando se fala em artesanato. Com a soma de forças da Setur-Maranhão com o Sebrae, conseguimos ampliar o número de participantes, fortalecendo a presença, a visibilidade do estado e melhorando a renda das famílias envolvidas nesse fazer tradicional. O Salão do Artesanato é uma grande oportunidade de negócio e uma vitrine indispensável na qual fazemos questão de acreditar!", ressaltou a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.

A gestora estadual de Turismo e Cultura do Sebrae Maranhão, Flávia Nadler, reforça a importância estratégica do evento para a valorização do artesanato e o fortalecimento do empreendedorismo. “O 19º Salão do Artesanato é uma das mais importantes vitrines do setor no Brasil, e o Sebrae Maranhão marca presença apoiando diretamente nossos artesãos. Estamos aqui no Pavilhão da Bienal, em São Paulo, oferecendo suporte para que esses empreendedores criativos possam expor seus produtos em um espaço estratégico, como o TOP 100 — iniciativa de grande destaque no cenário nacional. Essa participação, que acontece de 21 a 25 de maio, contempla tanto o público final quanto lojistas de várias partes do país, criando oportunidades reais de negócios. Nosso papel é justamente esse: fomentar o empreendedorismo, fortalecer a cadeia do artesanato e contribuir para a geração de renda e valorização da nossa cultura”, destacou.


Na edição anterior, em 2024, o espaço do Sebrae registrou cerca de R$ 2 milhões em vendas diretas, evidenciando a força do setor no cenário da economia criativa. Para 2025, com uma área ampliada de 14.404 m², distribuída em dois pavimentos, o evento também inclui um Encontro de Negócios com mais de 100 lojistas, interessados em parcerias comerciais de médio e longo prazo.


Segundo a gestora, a participação no Salão é um reconhecimento ao valor cultural do artesanato maranhense e um passo estratégico para o fortalecimento de trajetórias empreendedoras que unem tradição e futuro. “Mais do que comercializar produtos, estar no Salão é afirmar a identidade cultural do Maranhão e dar visibilidade ao trabalho de mulheres e homens que transformam saberes tradicionais em fonte de renda e desenvolvimento. É um momento de reconhecimento, aprendizado e conexão com o futuro do artesanato brasileiro, onde tradição e inovação caminham juntas”, finalizou Flávia Nadler.


Informação: Sebrae MA

Comments


site_marencanto.png
Senai_Futuro_Digital.jpg
site_marencanto.png
WebBanner_300x300_Buriti.jpg
  • Instagram
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter

WhatsApp: (98) 99200-8571 

Logo_JG.png
bottom of page