Brasil fecha as portas para imigrantes sem visto
Sem visto, sem refúgio. O Ministério da Justiça decidiu criar regras para evitar que algumas áreas de aeroportos internacionais do Brasil sejam transformadas em acampamentos de imigrantes.
O estrangeiro que chegar por aqui pedindo refúgio, mas que não tem um visto de entrada, vai ser obrigado a voltar ao seu país de origem ou então partir rumo ao destino final.
O motivo da mudança: A PF descobriu que o Brasil se tornou conhecido ao redor do mundo por ser uma das principais rotas de imigração ilegal e até de tráfico humano.
Isso porque imigrantes — como do Nepal, Vietnã e Índia — estão usando os aeroportos BRs como um pit-stop. Eles chegam aqui e pedem asilo até conseguirem a liberação como refugiados em países como EUA e Canadá.
Para se ter ideia, mais de 99% das pessoas que pediram refúgio no último ano já deixaram o nosso país.
A consequência: As autoridades não conseguem processar tantos pedidos, e os acampamentos irregulares vão se acumulando nos terminais. Agora, a solicitação só virá depois da comprovação de perseguição no país de origem.
Zoom out: Devido a crises humanitárias, 120 milhões de pessoas no mundo tiveram que sair à força de suas casas. Em 10 anos, o número de deslocados dobrou no planeta, e mais de 70% deles vêm de 5 países: Afeganistão, Síria, Venezuela, Ucrânia e Sudão do Sul.
Ainda em Brasil…
DataFolha em SP: Boulos tem 23%, Marçal sobe para 21% e Nunes registra 19%
“Tivemos um período do El Niño”. Marina Silva culpa mudanças climáticas pelo pior período de queimadas na Amazônia em 17 anos
Informações e imagem: The News
Comments