Com criatividade e afeto, empreendedoras maranhenses aproveitam o Dia das Mães para alavancar vendas
- reginaldorodrigues3
- há 10 horas
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Data comemorativa pode beneficiar os mais de 297 mil micro e pequenos negócios ativos no estado, segundo dados do Sebrae referentes ao primeiro trimestre de 2025.

O Dia das Mães é uma oportunidade valiosa para os empreendedores aumentarem suas vendas com produtos personalizados, criativos e afetivos. No Maranhão, a data pode beneficiar os mais de 297 mil micro e pequenos negócios ativos em todo o estado, segundo dados do Sebrae referentes ao primeiro trimestre de 2025.
Entre os presentes preferidos para este ano, destacam-se itens de perfumaria e cosméticos, roupas e acessórios, joias e bijuterias, além dos tradicionais chocolates e flores, de acordo com a Pesquisa de Intenção de Consumo realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA), em São Luís.

A padeira e confeiteira Renata Coelho é uma das empreendedoras da capital maranhense que aproveita a data comemorativa para alavancar suas vendas. Bombons recheados, potes com creme de café artesanal, cápsulas de café em forma de bombom e bolos decorados com biscoitos amanteigados são alguns dos produtos oferecidos especialmente para a época.
"Essa data é um momento repleto de oportunidades, em que precisamos nos preparar com atenção à qualidade, a preços atrativos e, acima de tudo, com muito afeto e carinho pelas mães. O sentimento que sempre procuro expressar, desde o preparo, é o amor, junto com a união e as memórias que criamos ao redor da mesa nesses momentos especiais”, destacou.
Especialista em biscoitos afetivos e personalizados, Renata carrega uma recordação especial do início de sua trajetória na confeitaria. Ela conta que fez o seu primeiro bolo em 2004, para celebrar o seu próprio aniversário. A ocasião teve um duplo significado afetivo: comemorar mais um ano de vida também marcou o início de sua paixão pela confeitaria.

No entanto, Renata começou a empreender somente anos depois, quando deixou seu emprego formal para se dedicar à criação da filha. “Tudo começou pela necessidade de estar em casa com minha filha que hoje tem 13 anos. Eu já trabalhava com confeitaria antes, mas ainda não havia empreendido. Para ficar mais próxima dela, decidi sair do emprego formal. Hoje, não me vejo fazendo outra coisa”, contou.
Desde então, a empreendedora vem adquirindo novas experiências e ampliando seus conhecimentos por meio de diversas capacitações. Além de produzir itens de confeitaria e padaria, ela também oferece mentorias e ministra aulas nessas áreas.
Cuidados pessoais

Assim como Renata, a empreendedora Camila Serra também tem apostado em produtos afetivos e personalizados para o Dia das Mães, desta vez, na área de cuidados pessoais. Camila é fundadora da Armonizzare, loja de cosméticos naturais em São Luís. O negócio teve início em 2020 com a venda de sabonetes artesanais produzidos pela própria empreendedora, que, por apresentar sensibilidade a cosméticos convencionais, passou a utilizar produtos feitos com ingredientes naturais.
“Diante disso, comecei a produzir meus próprios sabonetes para uso pessoal e, com o tempo, decidi colocá-los à venda. Graças a essa decisão, tudo começou a dar certo. Hoje, já temos seis produtos no nosso catálogo e continuamos em expansão. Além dos sabonetes, oferecemos desodorante natural, shampoo sólido, condicionador sólido, hidratante labial e hidratante facial”, detalhou.
Para o Dia das Mães, Camila criou um kit com itens de cuidados pessoais em parceria com a Donas do Mundo, loja de velas artesanais e cera vegetal. Decorado com um laço e pequenas flores, o Kit SPA de Dia das Mães acompanha um escalda-pés, vela aromática de lavanda, sabonete artesanal de argila vermelha e lavanda, e hidratante labial. Cada produto é feito à mão, a partir de ingredientes naturais.
As embalagens dos itens também carregam mensagens cheias de afeto, que remetem ao autocuidado e ao bem-estar. “Queríamos criar algo que fosse muito mais do que um presente, que levasse o sentimento de cuidado e de pausa para as mães. Por exemplo, a embalagem do sabonete traz a frase ‘cuidado que toca, amor que floresce’. Já a vela traz a frase ‘luz que acalma, amor que aquece’. Então é um kit pensado para transmitir uma mensagem de autocuidado e bem-estar”, explicou.
De acordo com Camila, as vendas do Kit SPA já superaram as expectativas. Com a alta demanda, as lojas precisaram aumentar a produção de unidades extras. Para a empreendedora, o sucesso do produto reflete a crescente necessidade das mães de cuidarem de si mesmas e priorizarem o bem-estar. Afinal, uma pausa é sempre essencial em meio à rotina acelerada.
Divulgação estratégica

Em Chapadinha, a empreendedora Célia Almeida também aproveita o Dia das Mães para atrair novos clientes e aumentar as vendas de sua loja de perfumaria e cosméticos. A estratégia para incrementar os lucros nessa época do ano, segundo ela, é promover ações por meio das redes sociais, como campanhas e ofertas com preços atraentes para o público.
“Mesmo sabendo que o Dia das Mães já traz uma expectativa natural de vendas, sempre busco inovar e dar ainda mais visibilidade para a data. Faço campanhas, promovo ofertas em produtos, monto kits, ofereço brindes, sempre buscando oferecer o melhor atendimento e produtos de excelência para os clientes”, disse a empreendedora.
Para a data comemorativa, Célia ainda investe em kits de beleza com produtos de cosmética e perfumaria, que podem ser personalizados conforme a preferência do cliente. A empreendedora destaca que todas as ações são planejadas com antecedência, visando o melhor aproveitamento das oportunidades geradas pela alta demanda de produtos.
"Antes mesmo de começar o mês das Mães, já começo a planejar estratégias e pensar em ações diferenciadas. E, mesmo quando a data se aproxima, especialmente na semana do Dia das Mães, continuo buscando novas ideias que possam agregar valor e impulsionar as vendas", acrescentou.
Capacitação
Buscando reforçar seus conhecimentos e buscar novos direcionamentos para o uso eficaz das redes sociais, Célia participou da oficina "Marketing Inteligente e Atitude Empreendedora". A ação foi promovida pelo Sebrae, na última terça-feira (6), e reuniu diversos empreendedores de Chapadinha.
A oficina de "Marketing Inteligente e Atitude Empreendedora" fez parte do encontro coletivo "ALI Produtividade", projeto do Sebrae que visa auxiliar micro empresas e pequenas empresas a aumentarem sua produtividade através da implementação de soluções inovadoras em seus processos, produtos e serviços.

O ALI Produtividade está sendo desenvolvido em Chapadinha com mais de 20 empreendedores locais. “O programa oferece ao empreendedor apoio técnico e propõe ações inovadoras, com atendimento direcionado e personalizado para o negócio. Nosso intuito é ajudar o empreendedor a aumentar faturamento, reduzir custo e gerar resultados”, explicou o gerente da Unidade de Negócios do Sebrae em Chapadinha, Gilson Menezes.
O programa será realizado pelos próximos seis meses, com encontros individuais e coletivos, conduzidos por um Agente Local de Inovação (ALI) capacitado pelo Sebrae.
Informação: Sebrae MA
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