Diálogos em Barreirinhas promove escuta ativa e fortalece o sentimento de pertencimento ao Patrimônio Mundial Natural dos Lençóis Maranhenses
- reginaldorodrigues3
- 6 de ago.
- 2 min de leitura

A cidade de Barreirinhas (MA) recebeu a segunda etapa dos “Diálogos sobre o Patrimônio Mundial Natural: Lençóis Maranhenses, um tesouro em nossas mãos”, promovido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MA), com apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), da Prefeitura Municipal de Barreirinhas e da Instância de Governança Regional (IGR) do Polo Lençóis e Delta. O evento foi realizado no Salão de Eventos São Vicente, nesta terça-feira (5).
O encontro reuniu lideranças comunitárias, representantes do trade turístico, autoridades locais, estaduais e federais para refletir coletivamente sobre os desafios e oportunidades após o reconhecimento dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco há um ano.

“Esse título é motivo de orgulho e também de responsabilidade. É fundamental ouvir as comunidades, saber o que elas pensam, o que desejam, e como querem participar da construção das políticas públicas que vão impactar seu cotidiano”, afirmou a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo. “A escuta é essencial. Só assim conseguimos alinhar ações com a realidade de quem vive, trabalha e protege esse território único", completou a gestora estadual.
Na mesa de abertura, participaram ainda representantes do ICMBio, do poder público municipal e da IGR. A chefe do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Cristiane Figueiredo, ressaltou a importância do envolvimento comunitário. “É super importante porque as pessoas entenderam o que significa o patrimônio. Faz parte do processo o pertencimento dos moradores, dos cidadãos, dos locais, para eles poderem ajudar no processo da proteção desse patrimônio. Todo mundo precisa se sentir pertencente a esse local”, disse.

A programação incluiu palestra sobre o conceito de Patrimônio Natural da Humanidade, conduzida por Raissa Azulay (Sema), roda de diálogo com representantes comunitários e empreendedores locais, além de uma mesa integrada com órgãos gestores para debater os próximos passos na governança do território reconhecido pela Unesco.
Na roda de conversa com a comunidade, Elinajaira Santos, presidente de associação comunitária e moradora tradicional do povoado Canto do Atins, compartilhou os desafios. "Eu sou moradora do parque. Nasci e me criei aqui. Vim hoje para ouvir e também para ser ouvida. Eu queria mais engajamento das comunidades nesse processo. Quando a gente fala de patrimônio, está falando da gente também. Eu me sinto parte desse patrimônio e quero saber o que o governo pode fazer por quem vive aqui dentro", afirmou.

A roda de diálogo contou com a participação de moradores como Maria Menezes, conhecida como Maria do Celso, da Ponta do Mangue, e Rosângela Veras, da Lagoa Bonita, além de empresários do setor, sob mediação do superintendente de Qualificação da Setur-MA, Antônio Castro. Em seguida, a mesa integrada "Desafios e oportunidades locais após o reconhecimento da Unesco, foi conduzida por Aline Souza, superintendente de Regionalização da Setur-MA.
A edição de Barreirinhas é a primeira da série de encontros da segunda etapa do projeto Diálogos. Na primeira etapa, o projeto passou por diversas escolas dos municípios que pertencem ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Nesta semana, a escuta ativa segue pelos municípios de Primeira Cruz (quarta-feira) e Santo Amaro (quinta-feira), ampliando o alcance da discussão sobre o papel das comunidades na preservação e valorização dos Lençóis Maranhenses.
Informação: Turismo MA












Comentários