Entrega do novo Complexo Trapiche reúne autoridades, instituições e representantes do Sistema Comércio
- reginaldorodrigues3
- há 5 dias
- 2 min de leitura
Atualizado: há 5 dias
Espaço histórico é devolvido à cidade totalmente revitalizado e inaugura uma nova fase para educação, cultura e economia criativa em São Luís.

Na última sexta-feira (28), São Luís ganhou um novo capítulo na preservação e reinvenção de seu patrimônio cultural com a entrega do restaurado e requalificado Complexo Trapiche Santo Ângelo, no Centro Histórico. A cerimônia oficial reuniu instituições, agentes culturais, autoridades públicas, entre elas o prefeito Eduardo Braide, e representantes do setor de comércio maranhense, como o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Maurício Feijó, e o diretor regional do Senac, José Ahirton Lopes.
Considerada a maior intervenção já realizada em um bem patrimonial da cidade, a obra, executada pela Prefeitura de São Luís por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (FUMPH), devolve à população um espaço antes abandonado e agora preparado para receber vivências de educação, cultura, inovação e criatividade.

Especialmente escolhida para atuar como braço educacional no Complexo, a equipe do Senac Maranhão inicia sua presença no local com a oferta de qualificação profissional em áreas ligadas ao comércio de bens, serviços e turismo. O presidente da Fecomércio, Maurício Feijó, destacou o simbolismo da entrega:
“Participamos deste momento histórico para São Luís e para o Maranhão, que é a inauguração deste espaço no Complexo Trapiche Santo Ângelo. Para nós, representa muito mais do que uma parceria público-privada: é o fortalecimento do nosso compromisso com a educação profissional, com o desenvolvimento econômico e com a valorização do patrimônio cultural da nossa capital”.

O Complexo Trapiche Santo Ângelo abriga cinco galpões dedicados a diferentes serviços e iniciativas. Entre eles, o Centro de Criatividade e Inovação (CECHICS), a Unidade de Altas Habilidades da SEMED, seis secretarias municipais, além de um espaço multiuso para oficinas, atividades esportivas e programação cultural e científica. No galpão 3, “Luiz Phelipe Andréas”, funcionarão o restaurante-escola e a cafeteria do Senac, que atuarão como ambientes prático-pedagógicos integrando teoria e prática.
Revitalizado, o Complexo chega como um novo cartão-postal de São Luís, fortalecendo a economia criativa, valorizando a culinária e o comércio local e oferecendo um ponto de encontro para ações educacionais, turísticas, culturais e gastronômicas. O espaço também se propõe a ser ambiente de convivência e troca de experiências, incentivando o empreendedorismo e contribuindo para o desenvolvimento social da cidade.
Informações e imagem: Ascom do Senac-MA/ Editada pelo Cazumbá/Divulgação












Comentários