Riachão avança para transformar astroblema em novo atrativo turístico e científico da Chapada das Mesas
- reginaldorodrigues3
- 1 de dez. de 2025
- 2 min de leitura
Prefeita Paula Coelho e equipe articulam projeto inovador para 2026; formação geológica rara é considerada a “cicatriz” de uma antiga cratera de impacto

O município de Riachão, no sul do Maranhão, está prestes a ganhar destaque nacional com a revelação de um Astroblema, uma estrutura circular deixada por uma antiga cratera de impacto, formada há milhões de anos.
Esse tipo de formação geológica, também conhecido como “cicatriz” causada pela queda de um corpo celeste sobre a superfície da Terra, apresenta grande relevância científica e desperta a curiosidade de especialistas e amantes da natureza.
A descoberta e o interesse crescente sobre o astroblema levaram a gestão municipal a iniciar a elaboração de um projeto para torná-lo um novo atrativo turístico da Chapada das Mesas. A iniciativa vem sendo construída sob a liderança da diretora de Turismo e presidente do Comtur de Riachão, Kellen Pires, que foi a primeira a levar a proposta ao Executivo após tomar conhecimento da formação.

“Quando soube desse astroblema, fiquei encantada. Levei a proposta para o nosso prefeito e nosso secretário, para dar vida a essa informação tão importante aqui no município. Eles abraçaram a ideia”, afirmou Kellen.
A Prefeita de Riachão, Paula Coelho, com apoio do Secretário Municipal de Turismo, Cultura e Juventude, Beg Atalaia avança na preparação de um projeto inovador para promover o astroblema em 2026. A ação está alinhada às diretrizes da gestão municipal, que tem investido em estratégias para ampliar a visibilidade dos atrativos naturais da cidade e fortalecer o turismo local.

Além de colocar Riachão em evidência no mapa científico e turístico, a proposta busca valorizar a Chapada das Mesas com mais um ponto de visitação diferenciado, capaz de atrair desde pesquisadores e estudantes até visitantes interessados na história geológica do planeta.
Apesar do entusiasmo, ainda há desafios a superar. O astroblema encontra-se dentro de uma propriedade privada, o que exige negociações e soluções jurídicas antes de sua abertura ao público.
“Existe ainda um grande caminho para percorrer. Precisamos resolver a questão burocrática e organizar o projeto direitinho para definir qual será nossa estratégia para transformar essa informação em atrativo”, explicou a diretora.

Com planejamento, articulação e visão estratégica, Riachão se prepara para transformar seu astroblema em uma joia natural e científica, um novo cartão-postal que poderá ganhar força a partir de 2026, fortalecendo o turismo, gerando oportunidades e ampliando o conhecimento sobre as riquezas do território maranhense.
Imagens cedidas pela Setur de Riachão/Jorge Daur/Divulgação












Muito bom.. isso irá atrair mais turistas pra Riachão e toda chapada. Parabéns.