Setur-MA encerra ações do Trilha dos Saberes para 'Turismo na comunidade de Pericaua', em Cedral
- reginaldorodrigues3
- 21 de jul. de 2025
- 3 min de leitura
Essa é a quinta comunidade visitada pela Setur-MA por meio do projeto.

A Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) finalizou na última sexta-feira, 18, ações do Projeto Trilha dos Saberes para o Turismo na comunidade de Pericaua, no município de Cedral. Durante cinco dias, a equipe da Superintendência de Qualificação da Setur-MA cumpriu, em campo, um cronograma de ações e capacitações com o intuito de fomentar e fortalecer o Turismo de Base Comunitária (TBC). Essa é a quinta comunidade visitada pela Setur-MA através do projeto.
Mais de 130 alunos foram capacitados com os cursos de Criação de Passeios e Roteiros; Criação de Portfólio e o de Criação de Cardápio. Além das capacitações, outras atividades práticas visando o desenvolvimento do turismo na região, através do TBC, foram realizadas.
Entre as atividades complementares, a equipe técnica da Setur-MA realizou passeios náuticos e guiados pela comunidade de Pericaua e o Encontro de Embaixadores Mirins com atividades especiais voltadas para as crianças e adolescentes que desenvolvem trabalhos relacionados ao patrimônio, com ênfase na valorização da história e da cultura local.
As atividades desenvolvidas fazem parte do primeiro ciclo do projeto onde foram realizadas ações de qualificação com a contemplação de três eixos: Alimentação, Hospedagem e Artesanato.
“Esta é uma ação bastante significativa para o desenvolvimento do Turismo de Base Comunitária. Essas atividades serão de fundamental importância nas ações de identificação, produção, cultura e de fomento do turismo nas comunidades tradicionais. Acreditamos no potencial turístico das comunidades, que têm muito a oferecer em termos de história, tradição e belezas naturais", destacou a secretária Estadual de Turismo, Socorro Araújo.
No último dia de ações, a equipe realizou uma atividade de finalização de diagnóstico e uma oficina de estratégias de desenvolvimento com lideranças locais, com o objetivo de pensar na formação de uma comissão de turismo e no desenvolvimento de estratégias.
As ações foram finalizadas com a tradicional Feirinha Cultural organizada pelos alunos e a comunidade em geral com apresentações culturais, comidas típicas e exposição de artesanato. A Escola de Samba Unidos de Pericaua e a tradicional Dança do Coco foram as atrações que se apresentaram durante o evento.
Ao final do evento foram entregues aos alunos os certificados de conclusão dos cursos ofertados na comunidade.
João Lima, um dos alunos capacitados com o curso de Criação de Passeios e Roteiros, destacou a ação de capacitação desenvolvida pela Setur-MA na comunidade.
“Agradecemos de coração o apoio da Setur-MA em proporcionar aos moradores da nossa comunidade conhecimento e oportunidade de iniciarmos uma capacitação. Tenho certeza que com o aprendizado adquirido nos cursos iremos implementar e obter êxito”, disse o aluno.
A líder comunitária em Pericaua, Kedma Santos, agradeceu a Setur-MA pela implementação das ações do Projeto Trilha de Saberes na comunidade. Gostaria de agradecer à Setur-MA, em nome da secretária Socorro Araújo e do governador Carlos Brandão, por ter proporcionado a vinda da equipe para trabalhar o turismo em nossa comunidade. Com certeza, essas atividades realizadas aqui durante essa semana serão um divisor de águas para que possamos desenvolver o turismo em nossa região. Meus agradecimentos a toda equipe”, destacou a líder comunitária.
O superintendente de Qualificação Profissional da Setur-MA, Antônio Castro, explicou que as ações desenvolvidas pelo Projeto Trilha de Saberes tem o objetivo de levar ações e fortalecer o Turismo de Base Comunitária no Maranhão.
“O foco do projeto é ofertar cursos de curta duração e atuar na promoção com destaque para as comunidades ribeirinhas, quilombolas e indígenas do estado. Essa iniciativa tem como objetivo preservar o patrimônio cultural dessas comunidades, ao mesmo tempo que fomenta o desenvolvimento local de forma inclusiva e participativa”, explicou o superintendente.
Informação: Turismo MA












Comentários