São Luís se torna vitrine nacional do turismo inteligente ao sediar culminância do Turismo Futuro Brasil
- reginaldorodrigues3
- há 5 dias
- 3 min de leitura
Encontro reúne gestores, especialistas e entidades para apresentar avanços das cidades participantes e celebrar a evolução dos Destinos Turísticos Inteligentes no país.

Berço de riquezas naturais, culturais e arquitetônicas, São Luís segue avançando com passos firmes rumo à consolidação como um destino turístico inovador, sustentável e inclusivo. Reconhecida como Patrimônio Mundial da Humanidade, a capital maranhense vem fortalecendo ações estratégicas para ampliar experiências identitárias a moradores e visitantes, com apoio do Programa Turismo Futuro Brasil (TFB), iniciativa do Sebrae e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Executado em parceria com o Ministério do Turismo (MTur) e a GKS Inteligência Territorial, o programa oferece instrumentos de planejamento e implementação de ações que consolidam a estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) em 12 cidades brasileiras, incluindo São Luís. O objetivo é transformar esses municípios em destinos modernos, acessíveis e sustentáveis, impulsionando a economia com melhor governança e planejamento.

Os resultados desse trabalho foram apresentados na culminância nacional do TFB, iniciada nesta segunda-feira (1º) e com programação até terça-feira (2), em São Luís. No primeiro dia, gestores, especialistas e parceiros celebraram os avanços alcançados pelos municípios participantes, promovendo um ambiente de troca de experiências e boas práticas.

O encontro marcou ainda o lançamento da solução tecnológica “O Ambulante Daqui”, desenvolvida pelo laboratório de políticas públicas do Sebrae Nacional. O aplicativo, voltado aos ambulantes do Centro Histórico, inclui ferramentas de controle financeiro, georreferenciamento e acesso a cursos do Sebrae.
A gestora nacional de Turismo do Sebrae, Mariana Cavalcante, destacou o caráter inédito da iniciativa e seus resultados concretos.

“Nunca tivemos, no Brasil, um projeto que trabalhasse tão diretamente com DTIs. Estruturamos, planejamos e acompanhamos esses destinos por dois anos, garantindo que as ações saíssem do papel. Hoje, vemos resultados reais, com aplicativos funcionando e visitantes monitorados por sensorização”, afirmou.
A especialista de turismo do BID, Juliana Bettini, ressaltou o protagonismo maranhense no processo.
“Entre os destinos de norte a sul, São Luís foi um dos mais engajados. Desde o início, sabíamos que a culminância deveria acontecer aqui, pelo nível de comprometimento e pela relevância da cidade quando falamos de turismo inteligente”, destacou.
O Programa Turismo Futuro Brasil

Participam do TFB as cidades: São Luís (MA), Belém (PA), Bonito (MS), Ilhabela (SP), Paraty (RJ), Bombinhas (SC), Belo Horizonte (MG), Pirenópolis (GO), Penedo (AL), Novo Airão (AM), Recife (PE) e Curitiba (PR).
As etapas incluíram diagnóstico da situação do turismo, análise de potencialidades e desafios, elaboração de planos estratégico e operacional e execução de ações prioritárias.
Segundo Cássio Garkalns, CEO da GKS, houve crescimento de mais de 36% na média de maturidade da jornada DTI desde 2023.
“Cada município identificou sua realidade inicial, definiu seu futuro desejado, reconheceu fatores limitantes e estruturou projetos prioritários. O TFB tornou o desenvolvimento mais técnico, estratégico e contínuo”, explicou.

O programa vem fortalecendo a atratividade de destinos de forma planejada, tecnológica e inclusiva, trazendo benefícios a moradores e turistas.
Acessibilidade como eixo estratégico em São Luís
Na capital maranhense, o eixo de acessibilidade ganhou protagonismo. Entre as ações, destacam-se:
diagnóstico de acessibilidade em equipamentos e empreendimentos turísticos;
capacitação de empreendedores e gestores públicos;
alinhamento com políticas de turismo inteligente;
cursos e oficinas de audiodescrição;
entrega da cartilha de acessibilidade no turismo.
As medidas visam ampliar a inclusão de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida no circuito turístico da cidade.
“A acessibilidade foi definida como prioridade e, desde então, temos colocado em prática projetos e estratégias que consolidam São Luís como uma cidade mais acessível para moradores e visitantes”, afirmou Saulo Santos, secretário municipal de Turismo.
Para Celso Gonçalo, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, o turismo é vetor fundamental para o desenvolvimento do estado.
“Celebrar este momento é reafirmar que o turismo é uma poderosa estratégia econômica, social e territorial. E o Sebrae seguirá sendo parceiro dessa agenda”, destacou.
Programação segue até terça-feira (2)
A culminância nacional do TFB encerra a programação com visitas técnicas ao território Liberdade, considerado o maior quilombo urbano da América Latina, e ao Mirante da Cidade, equipamento turístico que oferece vista panorâmica em 360° do Centro Histórico e da orla de São Luís.












Comentários