top of page

PUBLICIDADE

educacao.gif

Notícias

Oficina Turismo em Libras capacita atendentes de turismo do Maranhão

Atendentes dos Centros de Atendimento ao Turista (CATs), da Secretaria de Turismo do Maranhão (Setur-MA), em parceria com o Instituto Federal do Maranhão (Ifma), vão participar da oficina “Turismo em Libras-Atendimento” nesta segunda-feira (17). O evento será realizado no auditório do Edifício João Goulart, no Centro Histórico de São Luís. O público-alvo inclui profissionais dos CATs do Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama), além das unidades existentes em São José de Ribamar e Cujupe.


A secretária de Turismo, Socorro Araújo, pontuou sobre os ganhos com a atividade inclusiva. "O turismo acessível é um compromisso da nossa gestão. Com essa oficina, garantimos um atendimento mais qualificado e inclusivo, permitindo que turistas surdos tenham uma experiência mais acolhedora no Maranhão".


Para a coordenadora do CAT, Marília Ribeiro, a capacitação representa um avanço na recepção turística: "Os CATs são a porta de entrada para os visitantes que chegam ao nosso estado. Capacitar os atendentes para a comunicação em Libras é essencial para oferecer um serviço mais eficiente e acessível".


Em parceria com a Setur-MA, a oficina será direcionada aos atendentes dos CATs (Centros de Atendimento ao Turista), que estão na linha de frente da atividade turística. O objetivo é fomentar a inclusão e o reconhecimento da importância da Libras no âmbito do lazer e do turismo.


A professora do Ifma, Janete Chaves, destacou o impacto do projeto na formação profissional: "Essa oficina não apenas qualifica os atendentes, mas também promove a inclusão social, contribuindo para uma sociedade mais igualitária e preparada para atender a todos".


O projeto tem como objetivo produzir um material didático pedagógico em Libras, um glossário voltado para turismo, hospitalidade e lazer, baseado no levantamento dos principais termos e expressões técnicas da área. Esse material será escrito em português e traduzido para Libras, ampliando a comunicação entre a comunidade surda e os ouvintes que utilizam espaços e equipamentos turísticos. O glossário é fruto de uma construção coletiva entre professores do eixo turismo, hospitalidade e lazer, com o apoio de intérpretes de Libras e alunos bolsistas, além da participação ativa da comunidade surda e representantes do trade turístico em consultas públicas.


A oficina será gratuita. A formação proporcionará aos participantes conhecimentos fundamentais sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras), permitindo que aprimorem o atendimento ao público surdo e tornem os serviços turísticos mais acessíveis e inclusivos.


Para se inscrever na oficina Turismo em Libras é só acessar o formulário disponível no link: https://suap.ifma.edu.br/eventos/inscricao/808/


Serviço


O quê: Oficina Turismo em Libras.


Quando: Segunda-feira, dia 17, das 14h às 18h.


Onde: Auditório Edifício João Goulart, Praça Dom Pedro II, Centro Histórico de São Luís.


Informação: Turismo MA

Comments


site_marencanto.png
Senai_Futuro_Digital.jpg
site_marencanto.png
WebBanner_300x300_Buriti.jpg
  • Instagram
  • Youtube
  • Facebook
  • Twitter

WhatsApp: (98) 99200-8571 

Logo_JG.png
bottom of page