Oficina Turismo em Libras capacita atendentes de turismo do Maranhão
- reginaldorodrigues3
- 14 de mar.
- 2 min de leitura

Atendentes dos Centros de Atendimento ao Turista (CATs), da Secretaria de Turismo do Maranhão (Setur-MA), em parceria com o Instituto Federal do Maranhão (Ifma), vão participar da oficina “Turismo em Libras-Atendimento” nesta segunda-feira (17). O evento será realizado no auditório do Edifício João Goulart, no Centro Histórico de São Luís. O público-alvo inclui profissionais dos CATs do Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama), além das unidades existentes em São José de Ribamar e Cujupe.
A secretária de Turismo, Socorro Araújo, pontuou sobre os ganhos com a atividade inclusiva. "O turismo acessível é um compromisso da nossa gestão. Com essa oficina, garantimos um atendimento mais qualificado e inclusivo, permitindo que turistas surdos tenham uma experiência mais acolhedora no Maranhão".
Para a coordenadora do CAT, Marília Ribeiro, a capacitação representa um avanço na recepção turística: "Os CATs são a porta de entrada para os visitantes que chegam ao nosso estado. Capacitar os atendentes para a comunicação em Libras é essencial para oferecer um serviço mais eficiente e acessível".
Em parceria com a Setur-MA, a oficina será direcionada aos atendentes dos CATs (Centros de Atendimento ao Turista), que estão na linha de frente da atividade turística. O objetivo é fomentar a inclusão e o reconhecimento da importância da Libras no âmbito do lazer e do turismo.
A professora do Ifma, Janete Chaves, destacou o impacto do projeto na formação profissional: "Essa oficina não apenas qualifica os atendentes, mas também promove a inclusão social, contribuindo para uma sociedade mais igualitária e preparada para atender a todos".
O projeto tem como objetivo produzir um material didático pedagógico em Libras, um glossário voltado para turismo, hospitalidade e lazer, baseado no levantamento dos principais termos e expressões técnicas da área. Esse material será escrito em português e traduzido para Libras, ampliando a comunicação entre a comunidade surda e os ouvintes que utilizam espaços e equipamentos turísticos. O glossário é fruto de uma construção coletiva entre professores do eixo turismo, hospitalidade e lazer, com o apoio de intérpretes de Libras e alunos bolsistas, além da participação ativa da comunidade surda e representantes do trade turístico em consultas públicas.
A oficina será gratuita. A formação proporcionará aos participantes conhecimentos fundamentais sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras), permitindo que aprimorem o atendimento ao público surdo e tornem os serviços turísticos mais acessíveis e inclusivos.
Para se inscrever na oficina Turismo em Libras é só acessar o formulário disponível no link: https://suap.ifma.edu.br/eventos/inscricao/808/
Serviço
O quê: Oficina Turismo em Libras.
Quando: Segunda-feira, dia 17, das 14h às 18h.
Onde: Auditório Edifício João Goulart, Praça Dom Pedro II, Centro Histórico de São Luís.
Informação: Turismo MA
Comments